O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

PROMOÇÃO ILIMITADA DIGITAL - Prepare-se para a retomada dos concursos

Quero aproveitar o bonus

Ansiedade é coisa nossa!

Estamos passando por um momento de crise mundial com o surgimento do vírus COVID-19. Essa pandemia alterou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo e nos força a mudar, de forma compulsória, nosso cotidiano. Restrição é a palavra de ordem. Precisamos tomar medidas preventivas contra o vírus. Abrir mão de eventos sociais e lugares fechados e optar ao máximo por ficar em casa. Ficar em casa! Que tal perceber no caos uma oportunidade?

O Qconcursos está com você em todos os momentos, alertando sobre formas de prevenção e ajudando a aproveitar o momento para reforçar os estudos.

Em nossa breve enquete realizada no Instagram, grande parte dos nossos participantes desejou que abordássemos um tema de grande importância: a ansiedade. Nada mais relevante para o momento em questão.

Vamos combinar uma coisa? Você aproveita este momento de reclusão social e intensifica seus estudos e eu ajudo com temas de cunho comportamental que colaboram para diminuir a ansiedade, manter o foco, organizar os estudos. O que acha? Você também pode sugerir pautas. O importante é mantê-lo pronto para as provas em todos os aspectos. Topa?

Assim, nosso primeiro tema será a ansiedade.

E você? Se considera ansioso?

Você sente mal estar indefinido? Rói unhas? Tem alguma mania? Sofre de insônia? Sensação de “estar no limite”? Taquicardia? Insegurança? Pois esses podem ser alguns dos sintomas da ansiedade.

Existem vários artigos, matérias e entrevistas acerca desse tema, inclusive com dicas rápidas e fáceis para vencer esse problema.  Mas cuidado: para o tratamento dos sintomas, deve ser levada em consideração a história do indivíduo.

A ansiedade, na maioria das vezes, aparece devido a alguma experiência desagradável na vida do indivíduo. Você tem consciência da causa da sua ansiedade? Sabe quando começou? Sabe o fator que desencadeia seus sintomas?

Trazendo esse assunto para o ambiente do concurso, a hora da prova não é a das mais confortáveis para muitos. Sempre há o relato do famigerado “branco”. Quem nunca passou por isso em algum momento ou situação? Mas antes de continuarmos a falar desta etapa, gostaria de convidar você a voltar um pouco no tempo e lembrar do seu comportamento antes da prova. Como você se organiza? De quanto tempo você consegue dispor para estudar? E quando vai estudar, como você faz isso? Em um ambiente tranquilo? Você consegue focar sua atenção no conteúdo que está sendo estudado? Você se boicota? Toda hora levanta – água, café, banheiro, mosquito, celular...?

É aí que precisamos começar nossos trabalhos: no antes da prova. O famoso “branco” acontece por questões que a neurociência explica – que as informações a que não prestamos muita atenção são descartadas antes de ser armazenadas no hipocampo (onde fica a memória permanente); ficam na memória de curta duração e, por isso, suscetíveis a esses esquecimentos. Outra explicação é que o estresse libera no organismo um alto nível de cortisol e essa substância bloqueia a mente, dificultando o resgate de informações, ou seja, ansiedade e estresse prejudicam seu desempenho em todos os aspectos. Por isso nossa jornada começa antes da prova...

Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. Estudar para você é desagradável? Você tem problema em fazer prova? Até consegue estudar, mas não sabe o que acontece, não vai bem na prova? Essas questões são muito relevantes para entender as barreiras para seu sucesso no concurso.

A ansiedade é benéfica para o ser humano. É ela que nos move e nos motiva a alcançar nossos objetivos, mas quando atinge uma proporção extrema e começa a interferir no funcionamento saudável de nossas vidas, se torna patológica. E então precisamos cuidar urgentemente.

Na ansiedade não existe um único fator desencadeante. Procure pensar ao longo da sua vida, as situações pelas quais passou, a fim de identificar ou, pelo menos, perceber as possíveis causas. Em muitas situações, o auxílio de um profissional se torna indispensável.

Para tratar a ansiedade e ter sucesso nos seus estudos e, consequentemente, a tão sonhada aprovação, você precisa se organizar para isso, em termos físicos, psíquicos e comportamentais. Nada é isolado.

Aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo, mas reforço que sua história de vida é muito importante. Uma forma de atuação que serve para um indivíduo, não serve para o outro, e isso, no fim das contas, desmotiva. Lembre-se: não coloque expectativa demasiada sobre ações que não exigem seu esforço para mudar, pois elas gerarão em você a frustração.

Pratique alguma atividade física, nem que seja uma caminhada em dias alternados. Isso ajuda na oxigenação do seu corpo, faz com que seus órgãos trabalhem melhor e desintoxica sua mente.

Já experimentou meditar? A meditação acalma a mente, aumenta sua concentração e diminui o estresse. Você pode pesquisar também pela meditação mindfulness.

Outro ponto a se pensar é o sono. Ele é o grande astro desta festa. Sua mente precisa de descanso. Você dorme bem? Acorda renovado ou com o colchão nas costas? Dorme tarde e todo dia promete dormir mais cedo, só que não cumpre? Percebe como seu sucesso nos estudos está intimamente ligado à organização da sua vida?

Se alimenta bem? Não vale responder que no sanduíche vem alface e tomate... Você sabia que os nutrientes são primordiais para ajudar na memória, concentração e aprendizagem? Por isso, não adianta comer batata frita sabor brócolis...

Amigos concurseiros, quem falou que seria fácil? Eu só garanto que é possível. Faça a sua parte e eu ajudo você por aqui.

Até a próxima!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.