Questões de Administração Pública - Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público para Concurso

Foram encontradas 291 questões

Q2467158 Administração Pública
Matias-Pereira (2018), ao tratar da Administração Pública, explica a importância de compreender os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. As assertivas a seguir tratam desses conceitos.

I - A eficiência é o indicador mais relevante para as organizações públicas, enquanto a eficácia é a prioridade das organizações privadas.
II - A análise da relação entre custos e benefícios pertence ao conceito de eficiência, uma vez que ser eficiente implica fazer corretamente as ações, atividades ou processos, da melhor forma possível.
III - A efetividade é uma medida relacionada ao alcance dos objetivos; por exemplo, se a organização supre ou não a necessidade social (ou as necessidades sociais) para que (ou para as quais) seu produto ou serviço se destina.

É correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Q2465944 Administração Pública

Com referência a indicadores de desempenho, reformas administrativas e boas práticas na administração pública, julgue o item seguinte. 


Os indicadores para mensuração de desempenho em uma organização devem ser quantitativos e os resultados obtidos devem ser utilizados exclusivamente para adoção de novos procedimentos. 

Alternativas
Q2465927 Administração Pública
Julgue o item subsequente, a respeito da excelência nos serviços públicos. 
Evitar rotinas e padronizações nos atendimentos proporciona maior eficiência e qualidade aos serviços públicos. 
Alternativas
Q2448672 Administração Pública
Leia o excerto a seguir:

A administração visa o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz. Assim, o desempenho da administração deve atender simultaneamente a dois critérios fundamentais: eficiência e eficácia.

CHIAVENATO, Idalberto. Fundamentos de Administração. 2021.


Os critérios fundamentais citados pelo autor relacionam-se, respectivamente, ao(à)
Alternativas
Q2447126 Administração Pública
Reduzir os tempos de processos judiciais é crucial para promover a eficiência e a acessibilidade à justiça. Além de agilizar a resolução de disputas, a redução dos tempos judiciais também alivia a carga sobre o sistema judicial, proporcionando uma resposta mais rápida e satisfatória aos litigantes.
Qual abordagem é fundamental para a redução de tempos processuais e a consequente melhoria da eficiência na tramitação de processos judiciais?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: D
5: A