Questões de Educação Artística - Ensino da Arte para Concurso

Foram encontradas 1.029 questões

Q2483742 Educação Artística

O ensino e a criação artística em dança preocupados em reconhecer e valorizar as diversidades presentes em nossa sociedade devem elaborar abordagens metodológicas e práticas artísticas pedagógicas atualizadas com estas e outras demandas sociais.

A respeito do reconhecimento da pluralidade dos corpos que dançam, analise as afirmativas e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A expressão de liberdade na dança pode ser garantida ao legitimar lugares de fala de pessoas historicamente silenciadas em função de padrões estéticos e sociais impostos.

( ) A expansão do entendimento de “corpos”, para além do modelo branco e heteronormativo, permite considerar a diversidade identitária, como elementos fundamental para o desenvolvimento artístico e cultural.

( ) A aceitação da diversidade na dança pressupõe ampliar o repertório de movimentos organizados coreograficamente, mantendo os fatores que unem a beleza ao ritmo.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2483739 Educação Artística

Rudolf Laban (1879-1958) criou um método de análise que permite avaliar os diversos tipos de movimentos. O que há em comum entre um salto de um dançarino, uma armada de um capoeirista, um saque de um tenista, um aluno escrevendo anotações de aula ou uma pessoa lavando roupa? Para Laban, todos executam movimentos que podem ser avaliados mediante elementos qualitativos: fluência, espaço, peso e tempo.


As afirmativas a seguir descrevem corretamente os princípios e as características do Método Laban, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q2483737 Educação Artística

O conceito de Arte Indígena Contemporânea (AIC) foi cunhado por Jaider Esbell, artista macuxi, para quem a AIC “é uma armadilha, porque nos convida a aprofundar essa questão da identidade. E quando ela vem com essa densidade, puxa para a ideia de essência, de matriz, até mesmo de pureza, que é essa relação ainda muito romantizada da integração plena do homem com a natureza. E aí, ela vem nos fazendo questionar como fazer essa transição, essa transposição nos mundos”.

Adaptado de ESBELL 2021: p. 31.


Para Jaider Esbell, a Arte Indígena Contemporânea é “uma armadilha”

Alternativas
Q2483736 Educação Artística

Um texto que busca esboçar o quadro da arte indígena brasileira não pode senão começar com um paradoxo: trata-se de povos que não partilham nossa noção de arte. Mas, se objetos indígenas cristalizam ações, valores e ideias, como na arte conceitual, ou provocam apreciações valorativas da categoria dos tradicionais conceitos de beleza e perfeição formal como entre nós, por que sustentar que conceitualmente esses povos desconhecem o que nós conhecemos como “arte”?

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2009, p. 11-13.


Com base no trecho, é correto afirmar que, na arte indígena,

Alternativas
Q2483728 Educação Artística

Os artistas desse movimento abandonaram a perspectiva linear utilizada desde o renascimento para representar profundidade e distância. Em suas pinturas, representavam objetos e pessoas a partir de vários pontos de vista ao mesmo tempo, pois acreditavam que, desse modo, ofereceriam ao espectador visões de mundo mais precisas do que as representações tridimensionais.

O trecho descreve o movimento de arte moderna que se desenvolveu na primeira metade do século XX conhecido como:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: A
5: D