Questões de Sociologia - Émile Durkheim e os Fatos Sociais para Concurso

Foram encontradas 6 questões

Q1142194 Sociologia
O texto traz um recorte da entrevista com o historiador Quentin Skinner.
Gostaria de falar sobre aspectos dessa filosofia social que foram tremendamente importantes e valiosos para mim. O primeiro é o aspecto metodológico. Acredito que todos nós em nossa sociedade interiorizamos a essa altura um pressuposto fundamental dessa metodologia, isto é, que o ser social determina a consciência. Outro aspecto diz respeito à pertinência de seu diagnóstico social. Não se pode negar que ele nos forneceu vocabulário e conceitos explanatórios valiosos para falarmos sobre as relações sociais de qualquer sociedade, sem empregar seus conceitos específicos, como alienação e exploração.
(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. As muitas faces da história – Nove entrevistas. Adaptado)

No texto, o entrevistado caracteriza o
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - Sociologia |
Q1019564 Sociologia
O tema do suicídio no trabalho, vem ganhando notoriedade nos últimos anos, sobretudo em países europeus. A gravidade da questão, estudada hoje pelo psicanalista francês Christophe Dejours, tem sido compreendida já por sociólogos brasileiros que, em alguns casos, vêem o trabalho como fonte de sofrimento, como uma fatalidade. Na sociologia clássica um dos trabalhos mais conceituados e inéditos é creditado a Durkheim, em sua obra “O suicídio”, que buscava compreender a disposição social para o suicídio. Sobre este fato social, pode-se afirmar que:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - Sociologia |
Q1019556 Sociologia

Quando se vislumbra a possibilidade de apresentar ideias centrais acerca de autores e obras, considerados clássicos da sociologia mundial, a saber: Comte, Durkheim, Max Weber e Karl Marx, o questionamento que segue é: qual a contribuição dos mesmos à sociologia? Sobre os autores destacados avalie as assertivas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Comte é saudado como o “fundador da sociologia”, sendo creditado a ele a invenção da palavra (sociologia).

II - Émile Durkheim autor de obras como “Da divisão do trabalho social”; “Regras do método sociológico”; “O suicídio’ e ‘As formas elementares de vida religiosa”, implementou procedimentos científicos que conferiram à sociologia uma discussão metodológica mais adequada e producente.

III - O sociólogo Max Weber, autor de obras paradigmáticas como “Ciência e Política: duas vocações”, “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, dentre outras, estabeleceu uma identidade própria à sociologia nascente com uma preocupação maior com a diferença e particularidades culturais e sociais.

IV - Karl Marx deixou-nos um extenso legado sociológico. Autor de dezenas de obras como “O manifesto comunista”; “Ideologia alemã”; “O capital”, entre outras, foi um dos primeiros pensadores a compreender sociologicamente a força humana como mercadoria.


Estão corretas:

Alternativas
Q874535 Sociologia

Julgue o item a seguir, acerca dos modelos de explicação sociológica.


Para Émile Durkheim, a análise do fenômeno social deve partir da compreensão dos interesses e das motivações subjetivas do agente.

Alternativas
Q874531 Sociologia

No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue o item que se segue.


Émile Durkheim aborda o tema da construção do consenso, condição para a própria existência social, por meio da distinção das formas de solidariedade.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: E
5: C