Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Fitopatologia para Concurso

Foram encontradas 434 questões

Q2470069 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos princípios gerais de controle de doenças de plantas, das principais doenças de plantas e de métodos de controle de agentes fitopatogênicos, julgue o próximo item.


Pectobacterium spp. e Dickeya spp. causam sintoma de podridão mole em muitas hortaliças e em frutos em pós-colheita. 

Alternativas
Q2470068 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos princípios gerais de controle de doenças de plantas, das principais doenças de plantas e de métodos de controle de agentes fitopatogênicos, julgue o próximo item.


Doenças conhecidas como ferrugens são causadas por fungos que apresentam diferentes tipos de esporos, os quais incluem os uredosporos ou urediniosporos, conhecidos como esporos sexuais e de sobrevivência, e os teliosporos, denominados de esporos assexuais e de rápida disseminação. 

Alternativas
Q2454154 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O processo de mineralização do enxofre, que consiste na transformação do enxofre orgânico em enxofre inorgânico pela ação de microrganismos, é de crucial importância no controle da disponibilidade desse elemento químico no solo. Verifique as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


I – A população microbiana e a temperatura interferem no processo de mineralização do enxofre.


II – O pH do solo interfere na mineralização desse elemento químico, já a umidade e a aeração do solo são fatores de pouca interferência na mineralização do enxofre.


III – O revolvimento e o cultivo do solo, a adição de resíduos orgânicos e a calagem são manejos que influenciam na mineralização do enxofre no solo.


IV – Esse elemento químico é absorvido pelas plantas preferencialmente na forma de sulfato.

Alternativas
Q2454149 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A antracnose (Colletotrichum truncatum) é uma doença que afeta a fase inicial de formação das vagens da soja, ocorrendo com maior frequência na região dos Cerrados, por causa da elevada precipitação e das altas temperaturas. Leia atentamente as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA a respeito dessa doença na cultura da soja.


I – A antracnose pode causar morte de plântulas e manchas claras nas nervuras de folhas e hastes.


II – As vagens infectadas nos estádios R7-R8 adquirem coloração castanho-clara a branca e ficam retorcidas; nas vagens em granação, as lesões iniciam-se por estrias de anasarca e evoluem para manchas marrons.


III – As partes infectadas geralmente apresentam algumas pontuações brancas, que são as frutificações do fungo (acérvulos).


IV – Recomenda-se o uso de semente sadia, tratamento de semente, rotação de culturas, espaçamento entre fileiras e estande que permitam bom arejamento da lavoura e manejo adequado do solo, principalmente com relação à adubação potássica.

Alternativas
Q2450148 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A secagem da vaca leiteira antes do parto é uma importante prática de manejo do animal leiteiro e consiste basicamente em interromper a produção de leite para que o animal se prepare para a próxima lactação. Para as condições de manejo do Brasil, quantos dias antes do parto deve ser feita a secagem do animal?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: B
5: C