Questões de Geografia - Geografia Política para Concurso

Foram encontradas 793 questões

Q2465454 Geografia
A Geografia Pragmática efetua uma crítica apenas à insuficiência da análise tradicional. Não vai aos seus fundamentos e à sua base social. Ataca, principalmente, o caráter não-prático da Geografia Tradicional. (...) Os autores pragmáticos vão propor uma óptica prospectiva, um conhecimento voltado para o futuro, que instrumentalize uma Geografia aplicada. Desta forma, seu intuito geral é o de uma "renovação metodológica", o de buscar novas técnicas e uma nova linguagem, que dê conta das novas tarefas postas pelo planejamento. A finalidade explícita é criar uma tecnologia geográfica, um móvel utilitário. Daí sua denominação de pragmática. MORAES, A. C. R. Geografia Pequena História Crítica. São Paulo: Annablume, 2007. p.109 (Adaptado)
Em relação à Geografia Pragmática, julgue as afirmativas a seguir. I. A Geografia Pragmática vai se fundamentar por algumas propostas diferentes, entre elas, a Geografia Quantitativa, cujo temário geográfico poderia ser totalmente explicado com o uso de métodos matemáticos II. Pode -se afirmar que a Geografia Pragmática vem da teoria dos sistemas; daí a ser chamada de Geografia Sistêmica ou Modelística, pois propõe o uso de modelos de representação e explicação, no trato dos temas geográficos. III. A crítica da Geografia Pragmática alimenta um embate ideológico ao nível desta disciplina, empreendida por uma vertente do movimento de renovação que se denomina Geografia Crítica.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2465449 Geografia
Historicamente, o nacionalismo africano nasce com a consciência de liberdade do homem negro a partir da saga da escravatura nas Américas. Ele confunde-se muito com o que vulgarmente se conhece por panafricanismo, nascido nas Américas após o movimento de libertação dos escravos. ROSÁRIO, Lourenço do. NACIONALISMO E RENASCIMENTO AFRICANO. Cerrados – Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura n. 41 – 2016 – Áfricas em movimento. p.18.
O movimento que levou à formação do país mais jovem do continente, em 2011, ocorreu no seguinte território:
Alternativas
Q2465448 Geografia
A formação dos blocos econômicos influencia, nitidamente, a mudança da alteração da concepção do conceito de soberania do Estado, à medida que passa a existir, cada vez mais, uma interdependência entre os Estados. GOMES, E.B. A nova concepção do Estado perante o Direito da integração. www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/728/R16707.pdf?sequence=4
Sobre o tipo de organização econômica apresentada, avalie as afirmativas a seguir. I. Uma das liberdades de que usufruem os cidadãos da União Europeia é a livre circulação dos trabalhadores, que inclui os direitos de circulação e de residência, o direito de entrada e residência dos membros das suas famílias e de serem tratados em pé de igualdade com os nacionais desse EstadoMembro. II. A USMCA substituiu o NAFTA e continua sendo um bloco de livre comércio, dentre as modificações do novo acordo: vetam impostos sobre produtos de origem digital, como ebooks, jogos e músicas; proteção de companhias de internet, para que não sejam responsáveis por conteúdos produzidos por seus usuários; além de criar uma união monetária entre EUA e Canadá. III. Os nacionais de um estado parte do MERCOSUL podem utilizar documentos de identificação pessoal como documentos de viagem hábeis para o trânsito pelo território dos demais estados partes, sem necessidade de utilizar seus passaportes.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2465445 Geografia
Alguns grupos étnicos da Ásia não habitam território próprio nem contam com território autônomo. São obrigados a viver sob as leis e a organização política de outros países. Esses povos têm formação étnica e cultural próprias, sendo muitas vezes proibidos de expressar sua cultura. SILVA, A & ROSS, J. Tempo de Geografia. Editora do Brasil.São Paulo 2019.
Sobre o tema apresentado no texto, avalie as afirmativas a seguir. I. O Tibete, província localizada ao norte da Cordilheira do Himalaia, era soberano até 1950. Ao anexar o território tibetano, o governo da China incentivou a migração da etnia han para a região ampliando suas fronteiras. Desde então, os tibetanos se tornaram um povo sem pátria, e o atual Dalai Lama não pode viver no Tibete. II. A China tem uma relação conflituosa com Taiwan, ilha conhecida como China Nacionalista capitalista, que se considera um território autônomo desde a derrota para os comunistas em 1949, embora o governo chinês não reconheça essa independência e classifica Taiwan como uma província rebelde. III. Uma área no Paquistão que concentra muita tensão e onde há conflitos permanentes é a província da Caxemira, com população majoritariamente hindu, motivo pelo qual desejam separar-se do Paquistão e integrar a Índia, cujo interesse nas região está no controle das nascentes de quatro dos cinco principais rios indianos.
Estão correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2465434 Geografia
Jogo dos Mares: A geopolítica por trás das tensões no Mar do Sul da China O Mar do Sul da China é caminho para muitos navios que o circulam levando trilhões de dólares em mercadorias, além de ser uma região rica em recursos como reservas de gás e óleo, o que o torna alvo de grandes reivindicações geopolíticas.   
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10140


Avalie se as possibilidades de conflitos internacionais na região assinalada no texto envolvem situações como
I. a ocupação territorial chinesa de vários recifes e atóis mais distantes da sua costa, com a construção de instalações militares, incluindo pistas de pouso e portos; II. a acusação do governo das Filipinas da degradação e destruição do ambiente marinho em função das atividades de pesca indiscriminadas, ilegais e destrutivas; III. a construção da rede de gasoduto da Sibéria, na Rússia, até Xangai, no litoral da China, com riscos de vazamento de óleo, comprometendo vários habitats marinhos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: B
5: C