Questões de História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Tocantins para Concurso

Foram encontradas 14 questões

Q2430433 História e Geografia de Estados e Municípios

Localizado na Região Norte, o Estado do Tocantins é o mais novo dos 26 Estados do Brasil. A sua criação ocorreu em 1988, com a nova Constituição do país.

Analise as afirmativas abaixo sobre a origem e história do município de Paraíso do Tocantins.


1. O povoado nasceu na época da construção da Rodovia BR-14, hoje Belém- Brasília, sendo seu fundador o Sr. José Ribeiro Torres, que chegou em 1958.

2. Em 1965 houve a emancipação da localidade do município de Pium, sob o nome de Paraíso do Norte, tornando-se Paraíso do Tocantins em 1989.

3. Com a criação do Estado do Tocantins, o Decreto Legislativo nº 01 de janeiro de 1989, art. 4º, alterou o nome de Paraíso do Norte para Paraíso do Tocantins.

4. O nome Paraíso foi dado por D. Luzia de Melo Balthazar, esposa do encarregado da empresa que estava construindo a Rodovia, encantada com as belezas naturais da região, principalmente com águas cristalinas e exuberância da vegetação típica do cerrado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2430333 História e Geografia de Estados e Municípios

Acerca da história do município de Paraíso do Tocantins, é correto afirmar:

Alternativas
Q2430332 História e Geografia de Estados e Municípios

Analise as afirmativas abaixo acerca da criação do estado do Tocantins.

1. As discussões acerca da criação do estado do Tocantins remontam o final do século XX.

2. A ideia de se criar o Tocantins, estado ou território, passou a ser inserida no contexto das discussões apresentadas em torno da redivisão territorial do país, no plano nacional, a partir da Constituição de 1946. No entanto, a concretização deu-se somente a partir da Constituição de 1988, com a qual foi criado o estado do Tocantins pelo desmembramento do estado de Goiás.

3. Ainda no século XIX, durante o Império, desenvolveram-se tentativas para a redivisão do território brasileiro, a primeira defendida por Visconde de Taunay, na condição de deputado pela Província de Goiás, propondo a separação do norte goiano para a criação da Província da Boa Vista do Tocantins, com a vila capital em Boa Vista (Tocantinópolis), em 1863; e, de modo mais concreto, em 1889, com o projeto de Fausto de Souza para a redivisão do Império em 40 províncias, constando a do Tocantins na região que compreendia o norte goiano.

4. Com a promulgação da Constituição de 1937, deu-se a criação dos territórios do Amapá, Rio Branco, Guaporé - atual Rondônia - Itaguaçu e Ponta Porã. Na Assembleia Constituinte de 1937, houve também a defesa da criação do território do Tocantins e da criação de Brasília como Distrito Federal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2213644 História e Geografia de Estados e Municípios
As indústrias que possuem maior representatividade no Tocantins são: a indústria da construção civil e do mobiliário com 37%, a indústria mecânica, a metalúrgica e a de material elétrico com 29% e a indústria de alimentos com 12%. Esses segmentos correspondem a aproximadamente 80% das indústrias do Estado.
FIETO. O perfil da indústria no Tocantins. Disponível em: http://www.fieto.com.br/DownloadArquivo.aspx?c=575f5751-40fe-44f1-96d5- c96816f19338 Acesso: 29 mar. 2023.
O texto apresenta características econômicas do Estado do Tocantins, referentes ao setor 
Alternativas
Q2213622 História e Geografia de Estados e Municípios
Em 2021, o governo de Tocantins concedeu pela primeira vez a titulação parcial de terra quilombola em seu território, quando as 174 famílias quilombolas de Barra do Aroeira foram beneficiadas.
Disponível em: https://conexaoto.com.br/2021/11/19/apenas-tocantins-e-piauioficializaram-titulos-a-terras-quilombolas-em-2021. Acesso: 17 mar. 2023. (Adaptado)
Sobre a importância dessa ação para as comunidades quilombolas, analise as afirmativas a seguir.
I. A legalização da posse é fundamental para manutenção da identidade étnica dessas populações, com a perpetuação histórica das suas organizações sociais e culturais.
II. As garantias jurídicas, em relação à propriedade, defendem essas comunidades das ações de ocupação e desapropriação, executadas por grandes empresas do setor privado.
III. O reconhecimento deste direito fundamental é visto como uma forma de reparação histórica à segregação sofrida por essas comunidades.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: C
5: E