Questões de História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente para Concurso

Foram encontradas 10 questões

Q2430325 História

Jacques Le Gof, na sua obra intitulada “A História Nova”, faz uma apreciação da trajetória dessa forma de produzir história chamada Nova História, apresentando suas principais características, ideias, personagens, e investigando as mentalidades (as formas de pensar, o universo do pensável) em aproximação com a Antropologia Histórica. Seu texto é relevante pelo fato de ele ter se tornado uma figura de proa, tanto na mudança de perspectiva historiográfica no século XX, quanto por ter sido um dos principais divulgadores da Escola dos Annales.

LE GOFF, Jacques. A história nova. Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Acerca da Nova História proposta pela Escola dos Annales no início do século XX, é correto afirmar:

Alternativas
Q2425788 História

Analise as informações a seguir:

.

I. Embora se tenha, no caso da presumível autoria de Christus Patiens, um clérigo ligado ao gênero dramático, a relação entre o Cristianismo e a atuação teatral não foi pacífica. Em Constantinopla, por exemplo, há notícia da existência de quatro teatros no século V, mas, no século VI, nenhum é mencionado, mesmo que existisse, em algum grau, uma certa administração pela cultura helênica.

II. Não foi no Império Bizantino, em seu território como um todo, que a quantidade de “atores de Dioniso” encontrada nas fontes cai de duzentos, no século III d.C., para 23 entre os séculos IV e VI, voltando a subir logo em seguida. O sentido pejorativo de palavras como hypokrités (de “ator” passando a significar “hipócrita”) e hypokrínomai (de “atuar” para “fingir” ou “induzir ao erro”) vem dessa época.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2209930 História
Analise as seguintes assertivas sobre o Império Bizantino:
I. Teve sua origem a partir de uma divisão do Império Romano e da resistência aos ataques dos bárbaros.
II. Teve uma forte influência da cultura oriental, da cultura helenística, com subordinação da Igreja ao Estado, mantendo o respeito ao imperador e à religião cristã.
III. Diferentemente da Mesopotâmia e do Egito, o Imperador Bizantino não tinha um poder teocrático.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2167199 História
As sociedades africanas organizadas e adaptadas aos ambientes do deserto e da savana souberam tirar proveito dos recursos oferecidos por um meio natural inóspito, mas que lhes oferecia condições de sobrevivência. Estes grupos ocuparam desde a faixa litorânea do Mar Mediterrâneo até os limites da floresta tropical e tinham em comum o trânsito pelo deserto do Saara e foram influenciados em maior ou menor medida pelo Islã. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
Alternativas
Q2104109 História
Sobre o Império Bizantino, analise as seguintes assertivas:
I. Surgiu quando o imperador Teodósio dividiu o império Romano em duas partes. II. Nesse período, a organização política era semelhante à de Roma. III. A região bizantina era cercada por mar, com uma parte desértica; portanto, essa condição geográfica foi determinante para que os bizantinos aceitassem a supremacia Romana.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: C