Questões de História - Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831 para Concurso

Foram encontradas 297 questões

Q2444416 História
[Questão inédita] Durante o Primeiro Reinado no Brasil (1822- 1831), o país enfrentou uma série de desafios políticos e sociais, incluindo movimentos separatistas em algumas regiões.

Um desses eventos marcantes foi a Confederação do Equador, ocorrida em 1824 na região nordeste do Brasil. A Confederação do Equador refletiu as tensões políticas e sociais da época.
(Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp, 2013)

De acordo com o contexto do Primeiro Reinado no Brasil Imperial e a ocorrência da Confederação do Equador, qual dos seguintes aspectos melhor descreve as causas desse movimento separatista?
Alternativas
Q2432310 História

O processo histórico que levou o Brasil a romper os laços com Portugal é fruto de contextos complexos e diversos e, por isso, não pode ser resumido ao feito de D. Pedro, em 7 de setembro de 1822. A respeito dos movimentos emancipacionistas que marcaram a história brasileira, analise as afirmativas a seguir e assinale V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Em 1789, um grupo de colonos em Minas Gerais planejou uma revolta contra Portugal, o objetivo da inconfidência mineira era proclamar uma república independente, mas foi descoberta e reprimida pela Coroa Portuguesa.

(__)Apesar de o Dia do Fico ser considerado um marco na trajetória da independência do Brasil, deve ser considerado um acontecimento meramente simbólico, pois não impactou o processo de emancipação do Brasil.

(__)As tropas baianas lutaram contra os portugueses em julho de 1822, na tentativa de iniciar a independência brasileira, contudo, a derrota para Portugal na Batalha de Pirajá retardou a emancipação que só ocorreu em setembro do mesmo ano em todo o território.

(__)O papel da imprensa foi fundamental para a difusão dos valores liberais, como democracia, divisão dos poderes e liberdade no território americano. O Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa, divulgou notícias sobre os movimentos independentistas na América Latina, que inspiravam os brasileiros a lutar por sua própria independência.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Q2432225 História

Em 1826, o Imperador D. Pedro I realizou uma visita ao sul do Brasil e os detalhes desse acontecimento foram registrados pelo próprio imperador no manuscrito Itinerário de Jornada, que foi anexado à correspondência endereçada à Leopoldina. Anos mais tarde, em 1845, foi a vez de D. Pedro II visitar as províncias do sul, configurando-se como um dos acontecimentos de maior importância para regiões como a ilha de Desterro, capital da província de Santa Catarina. A respeito do contexto histórico e das motivações para a visita dos imperadores brasileiros ao sul da nação, analise as afirmações a seguir:

I.A visita dos imperadores do Brasil pouco alterou a rotina da população dos locais onde se estabeleceram, dado o curto período de permanência das autoridades.

II.O conflito entre Brasil e Argentina pelo domínio da região Cisplatina foi a razão para o deslocamento de D. Pedro I até a província de São Pedro, com o intuito de coordenar as tropas do exército brasileiro.

III.A viagem de D. Pedro II à região sul do Brasil foi motivada por questões políticas e pelo desejo de reforçar a autoridade imperial e a unidade nacional.

IV.As viagens dos imperadores reforçam o histórico de proximidade das províncias do sul do Brasil com o governo central, reafirmando o compromisso do governo com a unidade nacional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2420053 História

A Regência estava prevista na Constituição Política do Império do Brasil para o caso de vacância no poder. Essa representou a saída mais legítima para resolver a situação criada pela partida abrupta do imperador. A respeito do período, analise as assertivas a seguir:


I. Tão logo o Paço do Senado recebeu oficialmente a notícia da renúncia de Pedro I, elegeu uma regência provisória composta de três senadores: Francisco de Lima e Silva, considerado um liberal (favorável ao federalismo); Nicolau Vergueiro e José Joaquim Carneiro de Campos, os dois conservadores.

II. Os regentes provisórios restituíram a seus cargos os ministros demitidos por Pedro I, convocaram uma Assembleia Legislativa que deveria criar um novo corpo de leis, anistiaram os criminosos políticos e afastaram das tropas os estrangeiros considerados desordeiros.

III. A Regência Trina Permanente, eleita em 1831, contava com políticos moderados, uma elite política a serviço do rei, que foi decisiva na estrutura da organização política do Império. Promoveram a reorganização do Poder Judiciário e estabeleceram o tribunal do júri, além de reformar o Legislativo, que passou a ser capaz de limitar o exercício do Poder Moderador.

IV. A Regência Una de Feijó foi a responsável pela criação da Guarda Nacional: uma força pública a ser usada pelo poder central para conter manifestações e motins; seria constituída a partir do contingente populacional espalhado pelas províncias, mas vinculada ao ministro da Justiça.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2406506 História
           No âmbito externo, o monarca manteve a política expansionista de seu pai, que pretendera estender as fronteiras meridionais do Brasil até as margens do Prata. O resultado foi a continuidade da guerra na Cisplatina com a Argentina. A província Cisplatina transformou-se no atual Uruguai, e os dois contendores saíram igualmente derrotados, com seus cofres públicos literalmente arrombados.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. 1a edição. 5a reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 239, com adaptações.

Em relação à guerra da Cisplatina e à política externa do Primeiro Reinado (1822 – 1831), julgue (C ou E) o item a seguir. 


A resolução para o conflito cisplatino deu-se graças à intervenção militar estadunidense no rio da Prata, à adoção de um governo monárquico no Uruguai e à concessão de empréstimos aos países envolvidos na guerra, de modo a fortalecer as economias da região entre 1830 e 1850.  
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: D
5: E