Questões de História - Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos para Concurso

Foram encontradas 144 questões

Q2471997 História
No final do século XV e principalmente no século XVI, Portugal e Espanha comandavam as transformações da economia europeia, por terem sido os pioneiros no processo de expansão ultramarina. Em relação a expansão marítima, ao mercantilismo e seus efeitos é correto afirmar:
Alternativas
Q2453772 História
A armada largou do Tejo no dia 9 de março de 1500 […] fazendo o caminho direto a Santiago (Arquipélago de Cabo Verde) […]; dali rumaria ao sul […]. Ao tornar- -se o vento escasso, isto é, ponteiro, soprando em sentido contrário ao rumo desejado, a frota meter-se-ia na “volta do mar” buscando contornar este vento.

GUEDES, Max Justo. Descobrimento, 1500. Rio de Janeiro, DHC - Marinha do Brasil.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2443594 História
Importante instrumento de navegação utilizado durante a expansão marítima, chegou ao Ocidente pelas mãos dos árabes, embora sua invenção seja atribuída aos chineses. Empregado na Europa a partir do século XII, foi o primeiro instrumento a permitir que navegadores, no mar ou em terra, determinassem sua direção de modo rápido e preciso a qualquer hora do dia ou da noite e sob praticamente quaisquer condições. Isso possibilitou que mercadorias fossem transportadas de maneira eficiente e confiável através dos mares e abriu caminho para a exploração marítima. O trecho refere-se a qual instrumento? 
Alternativas
Q2418180 História

A formação de um Estado Nacional já no século XII, consolidado com a Revolução de Avis, que levou ao poder um representante dos comerciantes e empreendedores urbanos e o progresso náutico, foram fatores preponderantes que justificam o pioneirismo no expansionismo marítimo e comercial dos séculos XV e XVI da(de):

Alternativas
Q2401010 História

Considere as afirmações sobre as grandes navegações iniciadas no século XV:


I. As grandes navegações atlânticas foram estimuladas pela busca de novas rotas para as Índias e para o Oriente, visando combater o monopólio das cidades italianas e as dificuldades impostas pelos Otomanos.

II. O pioneirismo dessas navegações coube à Espanha e à França, cujas monarquias, temporariamente unidas por elos da Dinastia Bourbon, estiveram vivamente empenhadas na corrida mercantilista, patrocinando estudos que resultaram em novos traçados de rotas para o Oriente, contornando a costa africana.

III. O conhecimento científico e a técnica presentes nas navegações portuguesas tiveram relação com as trocas culturais decorrentes da ocupação árabe da Península Ibérica, o processo de formação do Estado nacional português e a expertise no comércio de especiarias.

IV. A Inglaterra, com sua tradição de pirataria, esteve entre as potências que lideraram as grandes navegações, sendo responsável pela descoberta e exploração do norte do continente americano, além da primeira circum-navegação do globo, com Francis Drake.

-

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: C