Questões de História - História da América Latina para Concurso

Foram encontradas 319 questões

Q2439416 História
A respeito da ocupação humana e dos primeiros habitantes do continente americano, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2432370 História

A ideia de uma América hispânica emancipada da Metrópole e, em alguns casos, unida em forma de uma só República ou de uma Confederação de Nações foi algo presente no imaginário da época. Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona personagens dos movimentos de independência da América hispânica com seus ideais:


Primeira coluna: personagem

1.Francisco de Miranda

2.José de San Martín,

3.Simón Bolívar


Segunda coluna: ideais

(__)Posicionamento democrático e liberal e grande defensor da unidade continental latino-americana, que deveria se chamar "Colômbia".

(__)Idealizador de um projeto de unidade latino-americana, mas consciente das dificuldades, propôs uma confederação de nações livres.

(__)Apesar da sua participação na luta pela independência, suas posições políticas eram moderadas, pois defendia uma monarquia constitucional.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas
Q2431182 História

Os movimentos das Cruzadas começaram a ocorrer em 1095, estendendo-se até 1270. Sobre esses movimentos, analise as assertivas abaixo:


I. Foram expedições militares organizadas pelas potências cristãs europeias.

II. Foram expedições dos cristãos católicos, sem envolvimento político, com o objetivo de chegar à terra santa.

III. O Papa Urbano II, no concílio de 1095, pediu que a ação não fosse realizada, pois ele era a favor do diálogo religioso.

IV. Na oitava cruzada, Luiz IX foi preso pelos mulçumanos e só foi liberado depois que pagaram o seu resgate.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2425209 História

O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a conquista. Um mistério continua ligado à conquista; trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando algumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros? Ao ler a história do México não podemos evitar a pergunta: por que os índios não resistem mais? Será que não se dão conta das ambições colonizadoras de Cortez? Entre os motivos e estratégias que possibilitaram a dominação espanhola sobre os astecas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2420050 História

A América existiu isolada do resto do mundo por milhares de anos. No início do século XVI, as sociedades indígenas que habitavam este território tinham muitas formas: estados estruturados, senhorias mais ou menos estáveis, tribos e grupos nômades ou seminômades. Foi esse mundo que sofreu a invasão de homens europeus. Sobre as reações dos americanos nativos diante da invasão espanhola, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Se em um primeiro momento espanhóis foram recebidos como divindades, essas crenças logo foram destruídas em função da conduta estranha desses homens, sua brutalidade e comportamento frenético à vista do ouro.

( ) A superioridade técnica dos espanhóis é suficiente para explicar como impérios poderosos como o dos astecas e dos incas foram destruídos por centenas de espanhóis.

( ) O trauma da conquista não se limitou ao impacto psicológico da chegada do homem branco e da derrota dos deuses antigos. O governo espanhol, apesar de ter mantido os mesmos números demográficos de antes da conquista, destruiu todas as instituições nativas.

( ) A vitória espanhola foi ajudada pelas divisões políticas e étnicas do mundo indígena: o império inca e o asteca haviam sido construídos mediante conquistas sucessivas e certos grupos viram na chegada dos invasores uma oportunidade para libertar-se dessa dominação.

( ) Na perspectiva dos derrotados, a invasão europeia continha uma dimensão cósmica. Saques, massacres, incêndios: os índios estavam vivendo o fim de um mundo; a derrota significava que os deuses tradicionais haviam perdido seu poder sobrenatural.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: B