Questões de Linguística - Pragmática para Concurso

Foram encontradas 9 questões

Q2483044 Linguística

Um falante nativo é capaz, entre outras coisas, de resumir e/ou parafrasear um texto, perceber se ele está completo ou incompleto, atribuir-lhe um título ou produzir um texto a partir de um texto dado, estabelecer relações interfrásticas.

A respeito das capacidades textuais básicas, inerentes a todo falante, analise as afirmativas a seguir.


I. A capacidade formativa permite ao falante produzir e compreender um número potencialmente elevado e ilimitado de textos inéditos e também lhe possibilita a avaliação da boa ou má-formação de um texto dado.

II. A capacidade transformativa confere ao falante a possibilidade de tipificar um texto dado, isto é, dizer se ele é uma descrição, narração ou argumentação e a possibilidade de produzir um texto de um tipo particular.

III. A capacidade qualificativa torna o falante capaz de reformular, parafrasear e resumir um texto dado, bem como avaliar a adequação do produto dessas atividades em relação ao texto a partir do qual a atividade foi executada.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2483035 Linguística

A respeito dos conceitos de pragmática, conhecimento textual, ensino gramatical e gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Segundo a pragmática, o que importa são o uso e os impactos gerados pelos atos de escrita, ou seja, a comunicação e o exercício da linguagem entre os escritores de uma língua, focando nos processos de inferência pelos quais se compreende o que está implícito.

( ) O conhecimento textual se forma pelos diversos tipos de textos como: narração, descrição, injunção, exposição, etc. e pela maneira que se estabelecem suas estruturas linguísticas.

( ) No que se refere ao ensino gramatical, é preciso propor e trabalhar atividades teórico-objetivas, que ofereçam ao educando oportunidades de argumentação, influenciando o desenvolvimento do exercício do discurso em partes.

( ) Consideram-se gêneros do discurso textos formais, informais, verbais, não-verbais, visuais, didáticos, literário, poético e científicos.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2423092 Linguística

Conforme TRAVAGLIA, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


Os _____________ são um dos elementos que caracterizam a dimensão pragmática no uso da linguagem, dimensão esta que é dada pela relação dos elementos linguísticos e todos os componentes desta.

Alternativas
Q2423041 Linguística

De acordo com MOURÃO, Richard e Rodgers mencionam, pelo menos, três visões teóricas da linguagem, as quais dão suporte às abordagens e aos métodos de ensino de línguas. Sobre essas visões, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Visão estrutural.

(2) Visão funcional.

(3) Visão interacional.


(_) A mais tradicional. Defende a ideia de que a língua é um sistema de elementos estruturalmente relacionados para a codificação de significado.

(_) A linguagem é entendida como veículo para a expressão do significado funcional.

(_) A linguagem é vista como veículo para a realização das relações interpessoais e para o desenvolvimento das transações sociais entre indivíduos.

Alternativas
Q2372589 Linguística
GRAMÁTICA: A QUEM SERÁ QUE SE DESTINA


         Faz um bom tempo já que se firmou entre os pesquisadores da área da educação linguística a convicção de que a função primordial da escola, no que diz respeito à pedagogia de língua materna, é promover o letramento de seus aprendizes. E para essa promoção do letramento, as atividades fundamentais são a leitura e a escrita, com foco na diversidade de gêneros textuais que circulam na sociedade.

           Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem. Essa reflexão deve ser feita primordialmente através das chamadas atividades epilinguísticas, aquelas que não recorrem à nomenclatura técnica (a metalinguagem), de modo a permitir o percurso uso→reflexão→uso. Isso, logo de saída, implica que tais atividades só podem ser feitas a partir de textos autênticos, falados e escritos, dos quais se possa depreender o funcionamento da língua na construção dos sentidos. O enfoque deve ser, portanto, essencialmente semântico-pragmático-discursivo: as reflexões sobre os aspectos especificamente gramaticais precisam ser lançadas contra esse pano de fundo semântico-pragmático-discursivo, de modo a conscientizar o aprendiz de que os recursos disponíveis na língua são ativados essencialmente para a produção de sentido e a interação social.

         É do uso que se depreende a gramática, é do discurso que se chega nas regularidades (sempre instáveis e provisórias) da língua – uma distinção, é claro, que tem aqui uma perspectiva apenas pedagógica, já que na prática social mais ampla discurso e sistema (ou uso e gramática) interagem sem cessar, são indissociáveis, tanto quanto o oxigênio e o hidrogênio da água: são os usos frequentes e regulares de determinada forma linguística que acabam por transformá-la em regra gramatical, assim como são as regras gramaticais as condicionadoras dos usos linguísticos. Dado que só existe língua se existirem falantes dessa língua, ou seja, só existe língua em uso, a prática da linguagem como atividade constitutiva da própria natureza humana (natureza cognitiva e sociocultural) é que ditará os rumos da língua, num processo cíclico e permanente, que só se interrompe quando e se deixarem de existir falantes da língua.


BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, pp. 19-20. 
No fragmento “O enfoque deve ser, portanto, essencialmente semântico-pragmático-discursivo: as reflexões sobre os aspectos especificamente gramaticais precisam ser lançadas contra esse pano de fundo semântico-pragmático-discursivo [...]”, faz-se referência a determinadas esferas de análise da língua. Em linhas gerais, sobre os aspectos semântico e pragmático da língua, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: B