Questões de Medicina - Cardiologia e Alterações Vasculares para Concurso

Foram encontradas 8.666 questões

Q2472319 Medicina

Analise o eletrocardiograma a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Este exame foi apresentado por uma paciente de 72 anos, com quadro de hipotensão postural nos dias quentes.



Qual o diagnóstico eletrocardiográfico? 

Alternativas
Q2469627 Medicina
Os pacientes portadores de Insuficiência coronariana ou doença arterial coronariana de outra forma tratada podem ser acometidos com um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) com supra desnivelamento do Segmento ST. Qual é a principal complicação esperada em pacientes pós IAM?
Alternativas
Q2469618 Medicina
O Líquido Cefalorraquidiano (LCR) é produzido pelos plexos coróides presentes nos ventrículos cirúrgicos, operando de grande auxílio no diagnóstico de doenças neurológicas, sua obtenção é por punção na coluna lombar, tendo como sua maior complicação a
Alternativas
Q2469616 Medicina

Leia o caso a seguir. 



Um paciente chega ao pronto-socorro apresentando súbita dispneia, dor torácica aguda que irradia para pescoço e mandíbula, taquicardia, dor epigástrica e náuseas sem vômitos. Ele relatou ter passado recentemente por uma cirurgia e imóvel permanente por um período prolongado. Os exames revelaram uma frequência cardíaca elevada, eletrocardiograma com supra do seguimento ST de 1,5mm em duas derivações consecutivas, saturação de oxigênio reduzida e uma tomografia computadorizada pulmonar sem sinais de trombo em nenhum vaso sanguíneo pulmonar. 



Com base nesse caso clínico, qual é o diagnóstico mais provável para o paciente?
Alternativas
Q2464938 Medicina
Sobre cardiopatia, podemos analisar os itens e assinalar os corretos:
I - Os fatores ambientais comuns incluem doença materna (p. ex., diabetes, rubeola, lúpus eritematoso sistêmico) ou ingestão materna de agentes teratogênicos (p. ex., lítio, isotretinoína, anticonvulsivantes).  II - A idade materna é um fator de risco conhecido para certas doenças genéticas, sobretudo síndrome de Down, que podem incluir cardiopatias. Não está claro se a idade materna é um fator de risco independente para cardiopatias congênitas. III - Certas anormalidades cromossômicas numéricas (aneuploidias), como a trissomia do 21 (síndrome de Down), trissomia do 18, trissomia do 13 e monossomia do X (síndrome de Turner) estão fortemente associadas a cardiopatias congênitas. No entanto, essas anomalias representam apenas de 5 a 6% dos pacientes com cardiopatias congênitas. IV - Muitos outros casos envolvem deleções subcromossômicas (microdeleções), duplicações subcromossômicas ou mutações em um único gene. Muitas vezes, essas mutações causam síndromes congênitas que afetam vários órgãos além do coração.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: C