Questões de Veterinária - Clínica Médica Veterinária para Concurso

Foram encontradas 1.714 questões

Q2482589 Veterinária
A urolitíase é um distúrbio subclínico muito comum em ruminantes. Ela se torna uma doença clínica importante em ruminantes machos castrados quando o urólito causa obstrução do trato urinário.
Assinale a alternativa CORRETA. Em qual estrutura anatômica é mais comum se localizar as obstruções nesta afecção?
Alternativas
Q2482588 Veterinária
Segundo a Instrução Normativa SDA nº 33, de 24 de agosto de 2007, que estabelece as condições para a vacinação de fêmeas bovinas contra brucelose, utilizando vacina não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2482586 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir em relação às doenças de origem alimentar.

I. São doenças originadas por alimentos que se parecem normais, com odor e sabor normal, tornando difíceis de rastrear o alimento responsável pelas toxinfecções, uma vez que o consumidor dificilmente se lembra de quais alimentos poderiam estar inadequados em suas últimas refeições
II. Os Campylobacter são a maior causa de gastrenterite bacterianas em humanos, sendo incluídos no grupo de agente intoxicante causador de doenças transmitidas por alimentos.
III. A Salmonella é uma causa importante de doenças de origem alimentar e uma causa significativa de morbidade, mortalidade e perdas econômicas. As infecções estão associadas com transmissão de origem alimentar a partir de carne e de produtos lácteos e também podem estar relacionados com uma variedade de frutas e vegetais.
IV. Dentre todas as espécies de Clostridium que apresentam importância clínica, somente o Cl. botulinum e o Cl. difficile causam toxinfecções alimentares.
V. As Brucellas são classificadas como agentes causadores de doenças transmitidas por alimento, sendo a Br. melitensis a mais importante causadora de sinais clínicos em humanos.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2482585 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir em relação ao Programa Nacional de Controle da Raiva dos herbívoros.

I. O Programa Nacional de Controle Da Raiva dos Herbívoros tem como objetivo baixar a incidência da doença na população de herbívoros domésticos.
II. Na profilaxia da raiva dos herbívoros, será utilizada vacina inativada, na dosagem de 2 (dois) mL, administrada pelo proprietário, através da via subcutânea ou intramuscular.
III. Os refúgios de morcegos hematófagos, notadamente os da espécie Desmodus rotundus, notificados ao Serviço Veterinário Oficial, deverão ser cadastrados e revisados periodicamente, visando a manter o efetivo controle das populações de morcegos neles existentes.
IV. Os exames dos materiais coletados serão processados por meio da técnica de imunofluorescência direta, única prova recomendada pela Organização Mundial da Saúde, em laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento − MAPA.
V. Nas áreas de ocorrência de raiva, a vacinação será adotada sistematicamente, em bovídeos e equídeos com idade igual ou superior a 9 (nove) meses, sob a supervisão do médico veterinário.

Assinale a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Q2481050 Veterinária
Os animais podem ser acometidos por diversas endoparasitoses. De acordo com o ciclo biológico de cada parasita, diferentes órgãos podem ser acometidos e, consequentemente, diferentes quadros clínicos podem ser apresentados. Assinale a alternativa que apresenta um parasita encontrado, na sua forma adulta, no abomaso de ovinos, sendo hematófago e consequentemente responsável por um quadro de anemia. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: A