Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária - Drenagem na Engenharia Ambiental e Sanitária para Concurso

Foram encontradas 173 questões

Q2485455 Engenharia Ambiental e Sanitária
Quando se projeta uma ocupação urbana em determinada área, deve-se levar em consideração a topografia e a geologia da área, o traçado das ruas e o sistema pluvial. Este último abrange calhas das ruas, galerias, escadarias e rampas até a chegada das águas aos córregos, riachos e rios, controlando as vazões pluviais. Em áreas urbanas, o caminho natural para o escoamento das águas pluviais urbanas é a calha de rua. Porém, em períodos mais chuvosos ou ocorrências de precipitações acima do esperado, pode acontecer da vazão ser superior à suportada pela calha, causando alagamentos e até inundações. É nesse contexto que cabe captar uma parcela das águas pluviais usando dispositivos de captação. A respeito desses dispositivos, analise as assertivas a seguir:
I. A boca de lobo capta horizontalmente a água e, por não ter proteção, capta também sujidades, necessitando de limpeza periódica.
II. A boca de leão é uma alternativa à boca de lobo, já que sua estrutura possui grades e peneiras de ferro fundido. No entanto, há maior risco de furtos, o que acarreta em perda da finalidade.
III. As caixas com grelhas ou ralos têm construção semelhante à da boca de lobo.
IV. As bocas de lobo contínuas são geralmente mais caras, sendo utilizadas normalmente no início do percurso para captar um volume maior de água pluvial.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Engenheiro Sanitarista |
Q2476944 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em um sistema de drenagem urbana, a principal função de um dissipador é
Alternativas
Q2470103 Engenharia Ambiental e Sanitária

No que se refere a saneamento ambiental, seus componentes e formas de gerenciamento, julgue o item a seguir.


Os principais elementos de um sistema de microdrenagem incluem sarjetas, meios-fios, bocas-de-lobo, poços de visita, condutos forçados e galerias.

Alternativas
Q2456826 Engenharia Ambiental e Sanitária
As mudanças climáticas que impactam o Planeta vêm alterando o regime de chuvas. No Brasil, as chuvas tornaram-se mais frequentes, porém com fortes picos de intensidade em curto espaço de tempo, provocando o transbordamento de calhas residenciais, deslizamento de encosta e enchentes, entre outros problemas urbanos. Esta situação coloca em evidência a importância do sistema de drenagem pluvial. A rede de drenagem pluvial urbana exige, basicamente, dois tipos de dimensionamento a saber:
Alternativas
Q2440083 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com relação à drenagem urbana é correto afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: A
5: C