Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária - Engenharia Florestal para Concurso

Foram encontradas 208 questões

Q2470094 Engenharia Ambiental e Sanitária

Segundo a Lei n.º 12.651/2012, conhecida como Novo Código Florestal, as áreas no entorno das nascentes, no raio mínimo de 50 metros, são consideradas áreas de preservação permanente. Considerando essa informação, julgue o item subsequente. 


Se a nascente estiver situada nas coordenadas −10° de latitude e +30° de longitude, ela não se localiza no Brasil. 

Alternativas
Q2413401 Engenharia Ambiental e Sanitária

Na regeneração natural, quando a matriz da paisagem é florestal, determinadas plantas espalham suas sementes sem a intervenção de agentes externos, é a autocória. O processo realizado pelo homem, artificial, no plantio das sementes florestais cultivadas recebe a denominação de:

Alternativas
Q2404305 Engenharia Ambiental e Sanitária

A perda do nitrogênio para a atmosfera, mediante transformação para a forma de N2, é geralmente realizada por microrganismos habitantes de ambientes anaeróbicos que, na falta do O2 como receptor de elétrons, utilizam o nitrogênio na forma de NHO3 como o receptor final de elétrons de sua atividade respiratória. A esse processo, dá-se o nome de

Alternativas
Q2370787 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nos ciclos biogeoquímicos, as micorrizas arbusculares mantém uma relação de mutualismo simbiótico com as raízes das plantas desempenhando um papel significativo na amonização além de auxiliar no ecossistema solovegetal. Acerca do assunto, assinale a alternativa que apresenta uma espécie de micorriza arbuscular:
Alternativas
Q2336532 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação ao controle da origem dos produtos florestais, aspectos de uso do fogo e controle do desmatamento, ambos referentes a Lei nº 12.651/12, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É permitido o uso de fogo na vegetação na situação de atividade de pesquisa científica vinculada a projeto de pesquisa devidamente submetido para órgãos de fomento competentes, realizada por instituição de pesquisa reconhecida, mediante prévia aprovação do órgão ambiental competente do SISNAMA.
( ) O órgão ambiental competente, ao tomar conhecimento do desmatamento em desacordo com a Lei, deverá embargar a obra ou atividade, restringindo-se aos locais em que ocorreu o desmatamento ilegal, não alcançando as atividades de subsistência ou as demais atividades realizadas no imóvel não relacionadas com a infração.
( ) O corte ou a exploração de espécies nativas plantadas em área de uso alternativo do solo serão permitidos após autorização prévia, devendo o plantio ou reflorestamento estar previamente cadastrado no órgão ambiental competente e a exploração ser previamente declarada nele para fins de controle de origem.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: A