Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária - Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água para Concurso

Foram encontradas 400 questões

Q2475850 Engenharia Ambiental e Sanitária
O controle de qualidade da água potável prevê que a concentração de compostos tóxicos à saúde esteja abaixo de um limite determinado por lei. São exemplos de compostos orgânicos analisados para determinar o padrão de potabilidade da água para consumo humano:
Alternativas
Q2440080 Engenharia Ambiental e Sanitária
As principais ameaças às águas subterrâneas são a superexploração e a contaminação. Com relação à contaminação, os tipos de poluentes podem ser divididos em ______, ______ e ______.  Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
Alternativas
Q2440078 Engenharia Ambiental e Sanitária
A autodepuração é a capacidade natural de um corpo d´água de restabelecer o equilíbrio do meio líquido e existem fatores que interferem nesta capacidade. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2428353 Engenharia Ambiental e Sanitária

Crlado em 1970 pela National Sanitation Foundation nos Estados Unidos, o índice de Qualidade das Águas (IQA) é uma ferramenta utilizada para avaliar a qualidade da água bruta para abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são, em sua maioria, indicadores de contaminação causados pelo lançamento de esgotos domésticos. O IQA é composto por nove parâmetros que foram estabelecidos em função da sua importância para o ajuste global da qualidade da água. Sobre o tema, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.


I-As águas poluídas por esgotos exibem baixa concentração de oxigênio dissolvido já que ele é consumido durante o processo de decomposição da matéria orgânica.

II- As bactérias coliformes termotolerantes são Indicadoras de poluição por esgotos domésticos, pois ocorrem no trato intestinal de animais de sangue quente.

III- A faixa de pH afeta o metabolismo de diversas espécies aquáticas. De acordo com a Resolução CONAMA 357, a faixa adequada de pH para proteção da vida aquática é entre 6 e 9.

IV- O resíduo total indica a quantidade de partículas sólidas em suspensão na água e o grau de atenuação que um feixe de luz sofre ao atravessá-la devido à absorção e espalhamento da luz pelas partículas.

Alternativas
Q2396210 Engenharia Ambiental e Sanitária

Julgue os itens a seguir, acerca das diferenças entre processos biológicos aeróbios e anaeróbios aplicados ao tratamento de águas residuárias agroindustriais.


I Os processos anaeróbios têm um menor consumo de energia em relação aos tratamentos aeróbios.

II A fração de matéria orgânica convertida em células bacterianas é relativamente mais alta em processos anaeróbios.

III O sistema aeróbio possui alto índice de matéria orgânica facilmente hidrolisada, o que dificulta a estabilidade do sistema.

IV Nos processos anaeróbios, as unidades de tratamento são fechadas, evitando a geração de odores.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: A
5: C