Questões de Biomedicina - Análises Clínicas - Protozoologia e Helmintologia: Morfologia, Patogenia, Epidemiologia e Profilaxia para Concurso

Foram encontradas 121 questões

Q2479323 Biomedicina - Análises Clínicas
A leishmaniose em suas diferentes formas clínicas tem distribuição geográfica em diferentes países. O agente etiológico da forma visceral dessa infecção no Brasil é transmitido pelo flebotomíneo do gênero:
Alternativas
Q2479314 Biomedicina - Análises Clínicas
As condições de saneamento básico de uma localidade é um fator analítico para o estabelecimento de doenças parasitárias intestinais. Dentre os parasitas que se alojam no trato gastrointestinal, destacam-se os nematóideos e os cestóideos que são representados, respectivamente, por:
Alternativas
Q2479311 Biomedicina - Análises Clínicas
A esquistossomose é uma infecção endêmica em vastas regiões brasileiras, sendo ainda considerada um grave problema de saúde pública. O tratamento dessa infecção na fase crônica, preconizado pelo Ministério da Saúde, pode ser realizado com os medicamentos conhecidos como:
Alternativas
Q2461563 Biomedicina - Análises Clínicas

A respeito de aspectos diversos pertinentes a parasitologia e de métodos empregados em exames parasitológicos, julgue o item que se segue.


A maioria das infecções por giárdia é adquirida a partir da ingestão de cistos presentes na água, nos alimentos ou em ambiente contaminado com fezes.  

Alternativas
Q2412359 Biomedicina - Análises Clínicas

Analise as assertivas em relação ao diagnóstico laboratorial de parasitoses como Verdadeira (V) ou Falsa (F) e marque a alternativa que apresente a sequência correta:

(...) Para Leishmaniose Tegumentar Americana a demonstração do parasito pode ser feita do material obtido da lesão existente por meio de exame direto de esfregaços corados.

(...) O diagnóstico laboratorial de Malária baseia-se na visualização pela demonstração dos ovos do parasito nas fezes.

(...) Os métodos de diagnóstico laboratorial apresentam diferentes resultados se aplicados na fase aguda ou crônica da doença de Chagas.

(...) O diagnóstico específico da Tricuríase é geralmente realizado por meio de microscopia ótica, pelo método da gota espessa ou pelo esfregaço sanguíneo.

(...) Na maioria dos laboratórios de análise clínicas, mesmo aqueles de hospitais ou de clínicas, ainda não é possível fazer a diferenciação entre E. histolytica e E. dispar, pois na sua maioria são utilizados métodos de exames para detecção de cistos e trofozoítos e não podem ser diferenciados pela morfologia.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: B