Questões de Técnicas em Laboratório - Técnicas Bioquímicas Indicadas no Diagnóstico de Diversas Patologias Humanas para Concurso

Foram encontradas 283 questões

Q2474733 Técnicas em Laboratório
A dosagem de glicose é empregada no diagnóstico de condições relacionadas ao metabolismo dos carboidratos, incluindo diabetes mellitus.
Sobre os métodos bioquímicos de dosagem de glicose, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O teste enzimático utilizando hexoquinase pode ser empregado na determinação quantitativa de glicose em diferentes amostras, como soro, plasma, líquor e urina.
( ) A glicose em amostras de sangue é muito estável, podendo a amostra ser conservada por 48h sem alterações na dosagem.
( ) O citrato de sódio é um conservante que inibe a glicólise e age como um anticoagulante para separação do plasma.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2474732 Técnicas em Laboratório
Inúmeras enzimas são avaliadas nas análises clínicas pois possuem aplicações diagnósticas em diferentes condições patológicas. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Em hepatogramas, as enzimas mais comumente avaliadas são AST (aspartato aminotransferase), ALT (alanina aminotransferase), Gama GT (gama-glutamiltransferase) e Fosfatase alcalina (FA).
II. O método cinético UV é usado para determinação quantitativa da atividade de AST, expressa em U/L.
III. Os níveis aumentados de ALT podem indicar colestases extrahepáticas, uma vez que esta enzima está particularmente presente em vias biliares.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2474721 Técnicas em Laboratório
Sobre o ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA), analise as afirmativas a seguir.

I. Por meio do método de ELISA, é possível detectar a resposta imunológica de um paciente a uma determinada doença infecciosa. Para isso, a fase sólida é sensibilizada com um antígeno do patógeno e exposta ao soro do paciente para reagir. Em seguida, ocorre a reação com um anticorpo contra imunoglobulina humana, marcado com uma enzima. Por fim, utiliza-se o substrato dessa enzima e um cromógeno, os quais produzirão uma cor no local onde a reação for positiva.
II. Uma das vantagens do método de ELISA indireto é a rapidez do diagnóstico. Este método é realizado em uma única etapa, na qual o antígeno é sensibilizado na placa, reagindo ao mesmo tempo com o anticorpo marcado à enzima, com o substrato e com o cromógeno.
III. Por meio do método de ELISA sanduiche, é possível detectar a presença de um determinado agente infeccioso, como por exemplo, o vírus da hepatite B. Para isso, a fase sólida é sensibilizada com um anticorpo de captura, que reagirá com a amostra do paciente, capturando o antígeno do patógeno. Em seguida, ocorre a reação com um segundo anticorpo contra o antígeno do patógeno, marcado com uma enzima. Por fim, utiliza-se o substrato dessa enzima e um cromógeno, que produzirão uma cor no local onde a reação for positiva.

stá correto o que se afirma em
Alternativas
Q2474710 Técnicas em Laboratório
A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários transmitidos por vetores. No Brasil, a malária é especialmente prevalente na Região Amazônica, onde sua gravidade clínica e incidência elevada são preocupações significativas.
Em relação ao correto diagnóstico dessa doença, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2474709 Técnicas em Laboratório
Em relação ao diagnóstico da doença de Chagas, assinale as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O método de pesquisa a fresco de tripanossomatídeos em sangue periférico é o mais indicado na fase aguda, sendo considerado um método sensível para este fim. ( ) Lâminas coradas de gota espessa ou de esfregaço permitem o diagnóstico concomitante da doença de Chagas e da malária. ( ) Para diagnóstico da doença de Chagas é possível empregar métodos sorológicos indiretos, que se baseiam na detecção de anticorpos anti -T. Cruzi da classe IgM e IgG.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: C