Questões de Segurança e Saúde no Trabalho - Doenças do Trabalho e Doenças Profissionais (Dort) para Concurso

Foram encontradas 102 questões

Q2454763 Segurança e Saúde no Trabalho
Os riscos ambientais são aqueles existentes nos ambientes de trabalho, causados por agentes físicos, químicos ou biológicos, capazes de causar danos à saúde do trabalhador. O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos. Dentre os parâmetros mínimos e diretrizes gerais, o PPRA deve conter a seguinte estrutura:
Alternativas
Q2445386 Segurança e Saúde no Trabalho

Julgue o item a seguir, relacionado a conceitos técnicos e legais pertinentes a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


Considere que um agente administrativo sofra uma queda ao subir as escadas de acesso ao seu local de trabalho e necessite de atendimento do serviço médico da empresa. Considere, ainda, que, após ser constatada escoriação na perna do trabalhador, seja realizado curativo e o referido agente retorne, em seguida, ao trabalho, ficando sob observação médica. Nessa situação hipotética, não está caracterizado acidente de trabalho, visto que não houve afastamento do trabalho, razão por que se dispensa a notificação ou a emissão da comunicação de acidente de trabalho. 

Alternativas
Q2388647 Segurança e Saúde no Trabalho
Médico, autor da obra “De Morbis Artificum Diatriba”, discorreu sobre as doenças de diversas profissões, revelando indícios de uma prática médica direcionada ao estabelecimento de diagnósticos de doenças ocupacionais, é considerado o pai da medicina do trabalho. Essa descrição refere-se a 
Alternativas
Q2365683 Segurança e Saúde no Trabalho
Qual método diagnóstico é utilizado para avaliar a função respiratória em trabalhadores expostos a agentes químicos irritantes? 
Alternativas
Q2313805 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre a PAINPSE (perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados), julgue as afirmativas a seguir.
I. Sempre neurossensorial, reversível e, quase sempre, similar bilateralmente.
II. Geralmente, a doença atinge o nível máximo para as frequências de 3, 4 e 6 kHz, nos primeiros 10 a 15 anos de exposição, sob condições estáveis de ruído.
III. Raramente leva à perda auditiva profunda, pois geralmente não ultrapassa os 40 dBNA, nas frequências baixas, e os 75 dBNA, nas frequências altas.
Está(ão) correta(s)
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: A
5: C