Questões de Arquitetura de Software - Padrões de projeto (Design Patterns) para Concurso
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Com base nos conceitos fundamentais de padrões de projeto (designer patterns) e padrões de arquitetura MVC, julgue o seguinte item.
Os designer patterns não se destinam a contribuir com
especificação de interfaces de objetos, pois a essência dos
padrões está nos algoritmos e na implementação dos objetos
que evitam potenciais problemas nos projetos de sistemas.
Julgue o item seguinte, que tratam de padrões de projeto e dos protocolos para Web services, padrões e tecnologias relacionadas.
O padrão de projetos Iterator fornece aos clientes vários
métodos simples de acesso aos elementos da coleção,
protegendo a coleção contra ações descuidadas ou maliciosas
passíveis de ocorrência caso seja permitido o acesso direto à
coleção.
( ) Padrões de projeto são soluções comprovadas para problemas recorrentes no design de software, promovendo boas práticas e reutilização de código.
( ) O padrão Observer é utilizado para definir uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.
( ) Padrões de projeto podem ser classificados em três categorias principais: padrões de criação, padrões estruturais e padrões comportamentais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.