Questões de Concurso Público Prefeitura de Piracanjuba - GO 2023 para Nutricionista

Foram encontradas 5 questões

Q2344809 Nutrição
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), há um crescimento do número de pessoas com 60 anos ou mais. Em 2012 a estimativa de idosos foi de 11,3% em relação às demais faixas etárias da população, já em 2022 a parcela representa 15,1%. Sobre avaliação nutricional em idosos, responda:

I. A sarcopenia é considerada primária ou relacionada à idade quando nenhuma outra causa específica é evidenciada e secundária quando está associada ao comportamento sedentário, inatividade física, doenças como câncer e doenças neurológicas e alterações alimentares como baixa ingesta energética ou de proteica, deficiência de micronutrientes.

II. A avaliação do perímetro da panturrilha é um dos critérios utilizados para qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. A medida do perímetro da panturrilha esquerda é um bom parâmetro de avaliação da distribuição de gordura corporal no idoso. Medidas menores do que 31 cm estão associadas a maior risco de quedas, diminuição da força muscular e dependência funcional.

III. Entre os idosos, a escolha dos métodos para a avaliação do consumo alimentar precisa considerar as características associadas ao processo de envelhecimento, como dificuldades de cognição, concentração, memória, visão ou audição. Ainda neste contexto informações associadas a escolaridade, o arranjo domiciliar e o acesso aos alimentos, devem ser inqueridos, pois, influenciam a ingesta alimentar.

IV. O índice de massa corporal (IMC) preconizado para classificar o estado nutricional em idosos é um importante preditor de morbimortalidade por apresentar boa correlação com a massa corporal e gordura corporal nos indivíduos. Mas considerando as modificações físicas e de composição corporal a Dual-energy X-ray Absorptiometry (DEXA) é um método considerado padrão ouro para estimar a composição corporal total e a sua distribuição no corpo humano.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2344814 Nutrição
Sobre o Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos (2019), avalie as orientações abaixo:

I. Todo leite materno é adequado. Cada mãe produz o leite necessário com calorias, nutrientes, vitaminas, sais minerais, anticorpos, água e todos os outros componentes em quantidades adequadas para o seu bebê. Sendo assim, amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses.

II. Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno, a partir dos 6 meses, caso a criança apresente déficit de crescimento poderá ser feita introdução mais cedo.

III. É desaconselhável que ela seja alimentada enquanto anda e brinca pela casa. Outros atrativos, como televisão, celular, computador ou tablet podem distraí-la, gerando desinteresse pela comida.

IV. No início, a criança deverá receber a comida amassada com garfo. Em seguida, deve-se evoluir para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigá-los.

É correto apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q2344816 Nutrição
As equações das Dietary Reference Intakes (DRIs) muitas vezes são escolhidas para se estimar a necessidade energética de um indivíduo ou populações. Sobre sua última atualização avalie as assertivas abaixo:

I. Para o cálculo da necessidade energética é preciso algumas informações, como o sexo, a idade em meses, a altura em centímetros e o peso em quilogramas e o nível de atividade física.

II. Considerando a crescente prevalência das doenças crônicas estas equações são voltadas para a população geral, saudável ou não.

III. Para as gestantes algumas calorias extras são adicionadas para formação de novos tecidos. Esse valor pode variar de 50 a 300 kcal/dia de acordo com o IMC.

IV. Para crianças e adolescentes é previsto na fórmula a adição de um valor para garantir a energia para crescimento, esse valor varia conforme idade e sexo.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2344817 Nutrição
A Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, criada em 2012, é uma ação governamental que se propõe a aumentar os índices de amamentação no país e a introdução adequada e oportuna de alimentação complementar. Com base nas recomendações dessa estratégia avalie as seguintes asserções.

I. O Ministério da Saúde orienta que aleitamento materno deva ser mantido até 2 anos ou mais.

PORQUE

II. O leite materno é uma ótima fonte de vitamina A. Como a hipovitaminose A é um problema de saúde pública incentivar o aleitamento materno é uma forma de reduzir esse quadro.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2344818 Nutrição
Na Caderneta da Gestante, lançada em 2022, há uma nova classificação nutricional para as gestantes e o ganho de peso recomendado. Associe o IMC pré-gestacional e o ganho de peso recomendado:

Coluna 1 - classificação nutricional:
(1) Baixo peso (2) Eutrofia (3) Sobrepeso (4) Obesidade

Coluna 2 - ganho de peso recomendado:
(A) 5 – 7,2kg (B) 7 – 9kg (C) 9,7 – 12,2kg (D) 8 – 12kg

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: C
5: C