Questões de Concurso Público CEFET-MG 2022 para Técnico de Laboratório - Área Eletromecânica

Foram encontradas 3 questões

Q2399207 Português

A questão (05) refere-se ao texto abaixo.


DIA DA EDUCAÇÃO: ter ensino superior amplia chances de crescimento salarial, revela pesquisa Mercado de trabalho busca profissionais com diploma


Hoje, 28 de abril, é o Dia da Educação. A data convida a sociedade a refletir sobre a importância do tema. Dentre as muitas formas de educar, o consenso atribui a essa palavra o ato de desenvolver um indivíduo para a formação cidadã.


A longo prazo, a educação é capaz de assegurar oportunidades e competividade na conquista e manutenção de um emprego, com melhores salários e cargos. Para a pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Anhanguera, Camila Fortuna, à medida que a taxa de escolaridade da população aumenta é natural que o mercado de trabalho também amplie seu nível de exigência na qualificação da mão de obra. “Os cargos disponíveis no mercado de trabalho exigem um diploma de nível superior. Com isso, a busca por uma carreira estável e bem-sucedida está atrelada à qualificação profissional oferecida em uma faculdade”, afirma.


Estado de Minas, Educação, 28/04/2022. Acesso em 01 mai. 2022 (adaptado).

Considerando o discurso e o tipo e gênero do texto, avalie as assertivas a seguir.


I- As aspas presentes em “Os cargos disponíveis no mercado de trabalho exigem um diploma de nível superior. Com isso, a busca por uma carreira estável e bem-sucedida está atrelada à qualificação profissional oferecida em uma faculdade” indicam o discurso de um locutor distinto do autor do texto.

II- O texto mescla, em sua composição, discurso direto e indireto.

III- A notícia publicada no jornal Estado de Minas foi escrita usando, predominantemente, o tipo textual injuntivo.

IV- O gênero notícia tem por objetivo principal refutar uma tese.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q2399208 Português

As questões (06) e (07) referem-se ao texto a seguir.



QUINHO. Fake news. Disponível em: https://www.em.com.br/app/charge/2022/04/10/interna_ charge,1358984/fake-news.shtml. Acesso em 28 abr. 2022.

Analise as seguintes afirmativas que se referem à crítica apresentada no texto.


I- A charge critica o comportamento gregário e pouco reflexivo do homem moderno.

II- A disseminação de informações falsas na contemporaneidade motiva o discernimento da população.

III- A sociedade moderna tem acesso a uma enxurrada de informações.

IV- As fake news são usadas como estratégia de convencimento das massas.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q2399212 Português

As questões (10) e (11) referem-se ao texto a seguir.


O aprendizado da angústia


Marcia Tiburi


Acha-se num dos contos de Grimm uma narrativa sobre um moço que saiu a aventurar-se pelo mundo para aprender a angustiar-se. Deixemos esse aventureiro seguir o seu caminho, sem nos preocuparmos em saber se encontrou ou não o terrível. Ao invés disso, quero afirmar que essa é uma aventura pela qual todos têm de passar: a de aprender a angustiar-se, para que não venham a perder, nem por jamais terem estado angustiados nem por afundarem na angústia; por isso, aquele que aprender a angustiar-se corretamente, aprendeu o que há de mais elevado.

Soren Kierkegaard – O conceito de Angústia

A angústia nos coloca [...] a questão de nossa presença no mundo. Não se trata apenas da pergunta pelo que somos, ou o que fazemos, mas o que estamos experimentando. O que recebemos, damos e “levamos” dessa vida? O que é realmente importante? O que realmente pode ou deve ser vivido? Como vivemos diante do fato de que estamos necessariamente relacionados a nós mesmos, além de estarmos relacionados aos outros e à alteridade como lugar da diferença?

Bem vivida, a angústia é a chance de estabelecer uma relação autêntica com a gente mesmo. Com o que somos. Ela envolve uma autopedagogia pessoal. Nela é que podemos nos perguntar “como me relaciono comigo mesmo?”, que é algo bem mais complexo do que a crença em um “autoconhecimento”. É a angústia que pode nos dar as condições de fazer a pergunta “como me torno quem eu sou?”.

E me faz saber que não posso responder a ela se não avaliar as demandas, as imposições, as ordens e os modismos que me afastam de mim. É a angústia, portanto, que me devolve a mim mesmo. Que evita a alienação à qual nos convida o nosso tempo sombrio.


TIBURI, Marcia. O aprendizado da angústia. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/oaprendizado-da-angustia/. Acesso em 28 abr. 2022.

A epígrafe do texto se relaciona com a tese defendida pela autora por

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A