Questões de Concurso Público UNIRIO 2019 para Técnico de Assuntos Educacionais

Foram encontradas 5 questões

Q1156155 Pedagogia
41.png (607×214) 
Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos/bill-watterson,o-melhor-de-calvin,796389>. Acesso em: 06 ago. 2019.
O Planejamento é “pro forma”, para o simples cumprimento de normas burocráticas. Se os professores tivessem aprendido uma forma útil e adequada de planejamento para o desenvolvimento de seu trabalho, que lhes garantisse eficácia e rendimento a um “custo” equivalente, certamente o utilizariam. Aí, sim, teríamos a “instrumentalização técnica” do professor.
 BRANDÃO, Zaia. Abordagens alternativas para o ensino da didática. In: CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2010. Adaptado.
A crítica feita por Zaia Brandão acerca do papel do planejamento, bem como o desinteresse discente pela escola, representado pela charge acima, indicam a necessidade de
Alternativas
Q1156174 Pedagogia
O Planejamento Pedagógico deve propor objetivos, ações, atitudes, regras e rotinas que possam levar à satisfação das necessidades descobertas na realidade através da avaliação. No que se refere à aprendizagem dos alunos, a avaliação deverá fazer uso de diferentes instrumentos para saber se os objetivos foram alcançados.
Desse modo, uma gestão que trabalhe a partir do Planejamento Participativo, a avaliação educacional deve estar articulada com o(a)
Alternativas
Q1156175 Pedagogia
Um gestor opta pelo Planejamento Participativo como metodologia de trabalho auxiliar na construção do Projeto Político Pedagógico da escola.
Sendo assim, ao implementar o Planejamento Participativo, o gestor abandonará as decisões que eram tomadas de modo
Alternativas
Q1156178 Pedagogia
Partindo do pressuposto de que o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola tem em si as propostas pedagógicas, verifica-se que o PPP é uma ferramenta que
Alternativas
Q1156179 Pedagogia
O paradigma clássico da gestão evoluiu com mudanças graduais, sem apresentar rupturas em sua conceituação e sem transformações radicais. A aceleração do processo de mudança no mundo exigiu a necessidade de uma gestão por competências, em que a racionalidade dá passagem para a entrada da subjetividade, sob a égide do paradigma da complexidade. O gestor que desempenhava funções exclusivamente administrativas e burocráticas passa a desempenhar novas funções dentro da escola.
Nesse contexto, na elaboração do Projeto Político Pedagógico, esse gestor
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D
5: E