Questões de Concurso Público SEDUC-CE 2013 para Professor Pleno I - Filosofia

Foram encontradas 6 questões

Q820929 Filosofia
O prognóstico sobre o fim da arte surgiu, inicialmente, em um sistema filosófico no qual a arte é vista como destinada a ser superada pela religião revelada e pela filosofia. De acordo com esse sistema, a religião e a filosofia são menos dependentes do sensível e do material que a arte, constituindo-se em momentos puramente espirituais. Desse modo, assinale a opção em que é apresentado o nome do filósofo que defende essas ideias.
Alternativas
Q820932 Filosofia

A educação atual deve contemplar o ensino das ciências, das artes, das letras e da cultura clássica de forma integrada e harmônica, desvinculada de mitos e preconceitos. A filosofia, por exemplo, se abordada desde o início do processo de escolarização, auxiliará professores e alunos a perceberem as relações existentes entre as diversas disciplinas. Contudo, para tanto, não se pode conceber uma disciplina de filosofia de maneira isolada, na qual são ensinados conceitos e sistemas sem diálogo com o conjunto dos saberes. Nesse sentido, o filósofo deve-se informar das múltiplas linhas de pesquisa em andamento na escola, construindo, assim, um diálogo inter e transdisciplinar com esses conhecimentos.

Vanderlei Carbonara. Concepções ético-epistemológicas que fundamentam a ação interdisciplinar e transdisciplinar no ensino fundamental e médio. In: Celso Candido & Vanderlei Carbonara (Orgs.). Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 103 (com adaptações).


Com referência ao assunto abordado no fragmento de texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Q820934 Filosofia

A filosofia é teoria, visão crítica e trabalho do conceito, devendo ser preservada como tal e não como um somatório de ideias que o estudante deva decorar e que constitua em um manual sem vida, dogmático e antifilosófico, uma doutrinação sem diálogo, tornando-se a soma de preconceitos, recusando à filosofia esse traço que julgamos característico e essencial. Desse modo, cabe ao professor ensinar filosofia acompanhando ou, pelo menos, respeitando o movimento do pensar à luz de grandes obras, independentemente do autor ou da teoria escolhida.

                                                                           Idem, p. 35 (com adaptações).


Com referência ao texto acima, é correto afirmar que o professor deve selecionar os conteúdos do ensino médio para filosofia com base essencialmente

Alternativas
Q820935 Filosofia

O momento didático corresponde à circunstância pontual de organização de uma proposta didática em condições definidas e implica escolher o que se vai ensinar e, de maneira coerente, como se vai fazê-lo, em circunstâncias específicas. A coerência entre o que e como ensinar constrói-se didaticamente a partir de supostos filosóficos que se sustentem ― momento reflexivo/crítico e momento teórico/propositivo ― e de uma cuidadosa avaliação e consideração do marco institucional do segmento ao qual se dirigem as aulas. Nesse ponto, é essencial compreender a quem estão dirigidas essas aulas ou, melhor ainda, com quem o professor constrói o espaço filosófico de ensino, já que cada grupo será uma realidade diferente e, portanto, um espaço diferente para a filosofia. O êxito de um curso dependerá, em definitivo, de uma integração ativa de todos esses elementos.

Alejandro Cerletti. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 94 (com adaptações).


Considerando o texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Q820939 Filosofia

Os PCNs para o Ensino Médio definem como competências e habilidades para o ensino de filosofia

1.º) Representação e comunicação:

• ler textos filosóficos de modo significativo;

• ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros;

• elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;

• debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.


2.º) Investigação e compreensão:

• articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.


3.º) Contextualização sociocultural:

• contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.

Considerando o eixo investigação e compreensão dos PCN e refletindo acerca do ensino de filosofia no ensino médio, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A
5: B