Questões de Concurso Público SEDUC-AL 2021 para Professor - Artes
Foram encontradas 15 questões
Ano: 2021
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
SEDUC-AL
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEDUC-AL - Professor - Artes |
Q1850988
Artes Plásticas
Texto associado
Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de
arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da
arte, sem se levar em conta as noções e representações de
temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a
prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar
aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de
arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas
de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque
a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte
sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual:
revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo
Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de
ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem
como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas
da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
No ensino da arte, a “contextualização” e a “leitura” da obra de arte, mencionadas no texto apresentado, são fruto da tendência expressivista dominante no século XXI no Brasil.
No ensino da arte, a “contextualização” e a “leitura” da obra de arte, mencionadas no texto apresentado, são fruto da tendência expressivista dominante no século XXI no Brasil.
Ano: 2021
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
SEDUC-AL
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEDUC-AL - Professor - Artes |
Q1850989
Artes Plásticas
Texto associado
Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de
arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da
arte, sem se levar em conta as noções e representações de
temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a
prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar
aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de
arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas
de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque
a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte
sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual:
revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo
Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de
ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
No Brasil, o ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, a “leitura da obra de arte” e o “fazer artístico” teve influência da discipline based art education, da Fundação Getty, dos Estados Unidos da América.
No Brasil, o ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, a “leitura da obra de arte” e o “fazer artístico” teve influência da discipline based art education, da Fundação Getty, dos Estados Unidos da América.
Ano: 2021
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
SEDUC-AL
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEDUC-AL - Professor - Artes |
Q1850990
Artes Plásticas
Texto associado
Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de
arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da
arte, sem se levar em conta as noções e representações de
temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a
prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar
aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de
arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas
de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque
a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte
sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual:
revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo
Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de
ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
O ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, “leitura da obra de arte” e a “criação artística” chama-se proposta triangular, que influencia o ensino da arte no Brasil desde a década de 80 do século passado.
O ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, “leitura da obra de arte” e a “criação artística” chama-se proposta triangular, que influencia o ensino da arte no Brasil desde a década de 80 do século passado.
Ano: 2021
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
SEDUC-AL
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEDUC-AL - Professor - Artes |
Q1850991
Artes Plásticas
Texto associado
Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de
arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da
arte, sem se levar em conta as noções e representações de
temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a
prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar
aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de
arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas
de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque
a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte
sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual:
revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo
Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de
ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
A “contextualização da obra de arte” é parte fundamental da tendência multiculturalista no ensino da arte no Brasil, porque dá ênfase à diversidade cultural.
A “contextualização da obra de arte” é parte fundamental da tendência multiculturalista no ensino da arte no Brasil, porque dá ênfase à diversidade cultural.
Ano: 2021
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
SEDUC-AL
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEDUC-AL - Professor - Artes |
Q1850992
Artes Plásticas
Texto associado
Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de
arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da
arte, sem se levar em conta as noções e representações de
temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a
prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar
aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de
arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas
de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque
a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte
sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual:
revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo
Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de
ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
A “releitura da obra de arte” faz parte da proposta triangular, sendo uma atividade de criação livre procedente da linha expressivista da Escolinha de Arte do Brasil (EAB).
A “releitura da obra de arte” faz parte da proposta triangular, sendo uma atividade de criação livre procedente da linha expressivista da Escolinha de Arte do Brasil (EAB).