Questões de Concurso Público SEFIN de Fortaleza - CE 2023 para Analista Fazendário Municipal - Área de Conhecimento: Ciências Econômicas/Finanças

Foram encontradas 7 questões

Q2228403 Economia
      O open banking é um conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.
       O princípio fundamental do open banking é o consentimento do usuário, ou seja, as instituições financeiras, por força de regulamentação do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetário Nacional, deverão, obrigatoriamente, compartilhar informações de um cliente (pessoa física ou jurídica), se ele solicitar e autorizar a transmissão dos dados para outra instituição.
       A chegada do open banking deve trazer mais opções de produtos e serviços financeiros, com menos custos, além de mais transparência aos clientes finais, que terão mais autonomia sobre sua vida financeira. Na prática, o cliente será dono de seus dados financeiros e poderá escolher quando e com quais empresas vai compartilhá-los.

Internet:<infomoney.com.br>  (com adaptações).  
Considerando as informações apresentadas, julgue o próximo item, acerca do Estado e das funções econômicas governamentais, bem como das necessidades públicas e formas de atuação dos governos.
A intervenção do Estado no domínio econômico, por meio da regulamentação que determinou o compartilhamento de informações entre bancos, lida simultaneamente com a provisão ineficiente de dados financeiros, que podem ser tidos como bens públicos; e com as dificuldades inerentes à assimetria informacional.

Alternativas
Q2228405 Economia

Com relação às formas de intervenção do Estado no domínio econômico, julgue o item subsequente.


A exploração direta da atividade econômica pelo Estado somente é admitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, podendo se dar sob o regime de competição, com empresas públicas concorrendo com empresas privadas, ou sob o regime de monopólio, nos casos previstos na Constituição Federal de 1988. 


Alternativas
Q2228409 Economia

No que se refere à contabilidade fiscal e à sustentabilidade do endividamento público, julgue o item que se segue.


No Brasil, as necessidades de financiamento do setor público são apuradas, pelo Tesouro Nacional, abaixo da linha, a partir de variações na dívida líquida.

Alternativas
Q2228410 Economia
No que se refere à contabilidade fiscal e à sustentabilidade do endividamento público, julgue o item que se segue.
O regime fiscal conhecido como teto de gastos, estabelecido em 2016, tomava como premissa que a raiz do problema fiscal brasileiro era o acelerado crescimento da despesa primária, que assumia trajetória contracíclica, crescendo em períodos de retração econômica.

Alternativas
Q2228411 Economia
No que se refere à contabilidade fiscal e à sustentabilidade do endividamento público, julgue o item que se segue.
Em economias de inflação elevada, o resultado nominal das necessidades de financiamento do setor público tende a superestimar o desequilíbrio orçamentário.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: C