Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Professor - Geografia

Foram encontradas 8 questões

Q946129 Geografia
Ao tratar da história da produção do meio geográfico, Milton Santos propõe sua divisão em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre esta última, afirma:
Neste período, os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação. SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2009, p. 238.
Uma expressão da diferença entre essa etapa da produção do meio geográfico e as anteriores reside no fato de que
Alternativas
Q946136 Geografia
“A China se tornou a maior potência emergente do mundo contemporâneo, tendo recentemente superado o Japão como segunda economia do mundo e com previsões de que poderá ultrapassar os Estados Unidos até o final da década de 2020 – já tendo superado este país em termos, mais estritos, da produção industrial.”
HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. 2. ed. Niterói: UFF, 2013, v 1, p. 113.
Uma das evidências mais claras da ascensão da China como potência na atualidade está relacionada com o(a)
Alternativas
Q946142 Geografia
Imagem associada para resolução da questão
Revista Retratos, Rio de Janeiro: IBGE, n. 11, 2018.

Atualmente, o agente de pesquisa do IBGE oferece as opções e o entrevistado escolhe como se classifica com base na pergunta: “A sua cor ou raça é branca, preta, amarela, parda ou indígena?”.
A importância do levantamento de dados sobre a questão racial pelos órgãos oficiais está relacionada ao(à)
Alternativas
Q946143 Geografia
“A sociedade global como um todo, em diferentes formas e intensidades, de acordo com o contexto (da periferia de Bagdá às favelas do Rio, da banlieu de Paris às slums de Bombaim), propagou nos tempos políticas de segurança que, além de alimentarem fortes setores da economia, foram alicerçadas num ideário, numa ideologia ou mesmo numa cultura de insegurança ou do medo de tamanha amplitude que acabou legitimando grande parte das medidas de exceção tomadas pelos governos nacionais e que são louvadas pela mídia internacional hegemônica.”
HAESBAERT, R. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p. 231.
Tomando como exemplo a cidade do Rio de Janeiro, assinale a alternativa que caracteriza os rebatimentos espaciais simbólicos do processo descrito no texto.
Alternativas
Q946144 Geografia

Observe o mapa a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

HAESBAERT, R. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, v. 1 (adaptado).


Assinale a alternativa que apresenta uma consideração correta acerca das fronteiras representadas no mapa.

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: D