Questões de Concurso Público Prefeitura de Araraquara - SP 2023 para Professor II - Arte
Foram encontradas 19 questões
Ano: 2023
Banca:
CONSULPAM
Órgão:
Prefeitura de Araraquara - SP
Prova:
CONSULPAM - 2023 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor II - Arte |
Q2304219
Educação Artística
“No início dos anos 1400, o mundo acordou. Tendo
início em Florença, a Renascença, ou renascimento da
cultura, se estendeu a Roma e Veneza e, em 1500, ao
resto da Europa, atingindo Países Baixos, Alemanha,
França, Espanha e Inglaterra, num movimento que
ficou conhecido com a Renascença do Norte.”
(STRICKLAND, 1999, p.32)
Assinale a alternativa que traz SOMENTE artistas da Renascença:
Assinale a alternativa que traz SOMENTE artistas da Renascença:
Ano: 2023
Banca:
CONSULPAM
Órgão:
Prefeitura de Araraquara - SP
Prova:
CONSULPAM - 2023 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor II - Arte |
Q2304220
Educação Artística
O tema ________ na decoração do corpo, no canto
ritual e na teoria da constituição do corpo kaxinawa
ilustra claramente o credo ameríndio de que a
identidade é constituída a partir da tradução e
incorporação estética da alteridade, das forças e
características do Outro, que é muitas vezes o
inimigo.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Els Lagrou no seu livro Arte Indígena no Brasil.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Els Lagrou no seu livro Arte Indígena no Brasil.
Ano: 2023
Banca:
CONSULPAM
Órgão:
Prefeitura de Araraquara - SP
Prova:
CONSULPAM - 2023 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor II - Arte |
Q2304222
Educação Artística
Muito se fala da estética na arte, da qualidade estética,
da estética da obra, da apreciação estética. Mas o que
é estética? Estética e beleza são a mesma coisa? Já
sabemos que não, estética e beleza não são a mesma
coisa, pelo menos não no mundo da arte. Ou melhor,
o conceito de beleza em arte é equivocado para a
maioria da população. Mas o que seria então a
apreciação estética?
Leia as assertivas abaixo sobre apreciação estética e complete com V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A apreciação estética é a valorização do belo, que nos remete à delicadeza e beleza inconfundível das obras renascentistas, por exemplo.
( ) A apreciação estética refere-se à apreciação técnica da obra. As paletas de cores, o traço, o refinamento da obra, os detalhes de uma escultura. É ver pequenas coisas que passam despercebidas em um primeiro olhar, é se aprofundar na técnica utilizada pelo artista.
( ) A obra de arte toca também em algum ponto de nosso espírito que está além e acima dos sentimentos comuns de alegria, tristeza, ódio, amor, ira, etc. Tanto isso é verdade, que a mesma pessoa que chora durante a projeção de um filme triste, poderá sair do cinema com a paradoxal sensação de ter sido reconfortada, aliviada, feliz, caso o filme seja de forte conteúdo artístico. Essa aptidão demonstrada pela obra de arte, no sentido de enlevar, extasiar, enobrecer o espírito é o fruto de seu valor estético.
( ) Usualmente, a obra de arte de grande valor, a chamada obra-prima, prendem a atenção do observador só até o momento em que ele consegue completar a compreensão racional da obra. Depois de identificá-la, entender como funciona e para que serve, a pessoa não tem mais motivação para apreciá-la.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Leia as assertivas abaixo sobre apreciação estética e complete com V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A apreciação estética é a valorização do belo, que nos remete à delicadeza e beleza inconfundível das obras renascentistas, por exemplo.
( ) A apreciação estética refere-se à apreciação técnica da obra. As paletas de cores, o traço, o refinamento da obra, os detalhes de uma escultura. É ver pequenas coisas que passam despercebidas em um primeiro olhar, é se aprofundar na técnica utilizada pelo artista.
( ) A obra de arte toca também em algum ponto de nosso espírito que está além e acima dos sentimentos comuns de alegria, tristeza, ódio, amor, ira, etc. Tanto isso é verdade, que a mesma pessoa que chora durante a projeção de um filme triste, poderá sair do cinema com a paradoxal sensação de ter sido reconfortada, aliviada, feliz, caso o filme seja de forte conteúdo artístico. Essa aptidão demonstrada pela obra de arte, no sentido de enlevar, extasiar, enobrecer o espírito é o fruto de seu valor estético.
( ) Usualmente, a obra de arte de grande valor, a chamada obra-prima, prendem a atenção do observador só até o momento em que ele consegue completar a compreensão racional da obra. Depois de identificá-la, entender como funciona e para que serve, a pessoa não tem mais motivação para apreciá-la.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Ano: 2023
Banca:
CONSULPAM
Órgão:
Prefeitura de Araraquara - SP
Prova:
CONSULPAM - 2023 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor II - Arte |
Q2304223
Educação Artística
Leia o excerto dos Parâmetros Curriculares Nacionais
de Arte e complete as lacunas de forma CORRETA:
“A arte é um conhecimento que permite a __________ entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as __________, expressas nos produtos artísticos e concepções __________, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato __________, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer __________ dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.” (PCN de Arte, 1998, p. 35)
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
“A arte é um conhecimento que permite a __________ entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as __________, expressas nos produtos artísticos e concepções __________, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato __________, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer __________ dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.” (PCN de Arte, 1998, p. 35)
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Ano: 2023
Banca:
CONSULPAM
Órgão:
Prefeitura de Araraquara - SP
Prova:
CONSULPAM - 2023 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor II - Arte |
Q2304224
Educação Artística
Analise as assertivas abaixo acerca da arte indígena
no Brasil.
I- A maioria dos povos ameríndios guarda as peças, máscaras, adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de tê-las usado nos rituais.
II- Fora do contexto da encenação, elas perdem sua eficácia e seu valor, representam perigo, precisam morrer e são destruídas, desmontadas ou penduradas nas vigas das casas cerimoniais onde “morrem lentamente”.
III- O hábito de fazer peças para a exposição e contemplação, sem usá-las ou alimentá-las, não existe em nenhum grupo indígena.
IV- Os contextos de uso e circulação das peças mudam de forma significativa quando objetos e artefatos entram no circuito comercial interétnico: tornam-se emblemas de identidade étnica, peças de museus ou “obras de arte”.
Está(ão) CORRETO(S):
I- A maioria dos povos ameríndios guarda as peças, máscaras, adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de tê-las usado nos rituais.
II- Fora do contexto da encenação, elas perdem sua eficácia e seu valor, representam perigo, precisam morrer e são destruídas, desmontadas ou penduradas nas vigas das casas cerimoniais onde “morrem lentamente”.
III- O hábito de fazer peças para a exposição e contemplação, sem usá-las ou alimentá-las, não existe em nenhum grupo indígena.
IV- Os contextos de uso e circulação das peças mudam de forma significativa quando objetos e artefatos entram no circuito comercial interétnico: tornam-se emblemas de identidade étnica, peças de museus ou “obras de arte”.
Está(ão) CORRETO(S):