Questões de Concurso Público SEDUC-PA 2018 para Professor Classe I - História

Foram encontradas 5 questões

Q909021 História
“[...] Eis uma característica, incipiente na época, mas que se intensificará no decorrer da Era Moderna: o desrespeito às diferenças e à cultura dos outros povos. [...] A imposição de dogmas religiosos – e, hoje, acrescentaríamos, científicos – como forma de dominar e subjugar povos estranhos é, com certeza, algo marcante na história.”
(Carvalho, S/D, p. 57.)
O texto analisado à vista do contexto da apropriação da América pelos europeus reflete de certa forma:
Alternativas
Q909023 História
“Sevilha, no século XVI, suscitou a admiração dos seus habitantes e dos estrangeiros, os elogios inflamados de poetas e de humanistas locais, de viajantes e de artistas nascidos no seu solo ou vindos de países longínquos. Assim, muito antes de o historiador francês Fernand Braudel ter afirmado que em Sevilha, no século XVI, é que pulsara o coração do mundo, muito dos que viveram então na cidade tinham já compreendido a importância que ela adquirira no contexto espanhol e universal.” O comércio e a navegação entre a Espanha e suas colônias, no contexto mercantilista das Grandes Navegações e colonização da América,
Alternativas
Q909024 História
“O termo ‘donatário’ era utilizado para designar os particulares que recebiam uma doação régia da coroa. O sistema das donatarias foi utilizado a partir do século XV com a expansão ultramarina portuguesa, como forma de evitar despesas na administração das conquistas para o tesouro régio. As conquistas ultramarinas, notadamente os arquipélagos atlânticos, Angola e Brasil, foram concedidos a particulares portugueses, em forma de donatarias, durante os séculos XV e XVI, com o intuito de assegurar as regiões conquistadas e promover o desenvolvimento das capitanias e a expansão da fé católica."
(Disponível em: https://edittip.net/2014/02/04/donatarios/.)
Dentre os direitos dos donatários podemos destacar:
Alternativas
Q909043 História
“(...) o mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em quantidades inigualáveis na história, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber, perceber e distinguir sentimentos, sensações, ideias e qualidades. Por isso o estudo das visualidades pode ser integrado nos projetos educacionais. Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.”
(PCN, 1997, vol. 6, p. 61.)
Ao considerar a história como conhecimento humano, cotidianamente e ininterruptamente construído, cabe ao professor de História:
Alternativas
Q909048 História
Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=602.)
A gravura anterior se refere à famosa mina de Potosi, uma das maiores minas de que se tem notícia, explorada intensamente pelos espanhóis no contexto das Grandes Navegações. A economia mercantilista característica daquele período, expressa na gravura através do metalismo, caracterizou-se também:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: A