Questões de Concurso Público SEDUC-PA 2018 para Professor Classe I - Sociologia

Foram encontradas 8 questões

Q909395 Sociologia
“Para Weber era necessário que o estado tivesse legitimidade para poder governar e assim exercer seu poder. A legitimidade do Estado, portanto, seria dada, entre outros fatores, pelas leis elaboradas por suas instituições públicas. Legitimidade e legalidade são conceitos essenciais para o estudo do poder, que é sobre o que Weber disserta. Legitimidade é o fundamento do poder numa determinada sociedade, é o valor que leva as pessoas a aceitarem a obediência a algo, que diz se um comando deve ou não ser obedecido. A legalidade e o enquadramento do poder se dão prioritariamente em um sistema de leis. [...]” (Disponível em: https://jus.com.br/artigos/25863/os-tres-tipos-de-dominacao-legitima-de-max-weber.)
Ainda sobre a teoria sociológica de Weber, surgem as denominações de tipos de dominação, dentre as quais podemos destacar:
Alternativas
Q909396 Sociologia
“A noção de alienação é fundamental no pensamento marxista, pois apresenta o estado psicossocial primordial ao qual o indivíduo é submetido no modo de produção capitalista. Além disso, Marx não vê no trabalho uma expressão qualquer da vida. Para Marx, o trabalho tem uma localização especial, até mesmo privilegiada, por ser a exteriorização do ser. Por ser a objetificação da essência humana, por ser o processo de colocar para fora a mais pura humanidade, o esforço material da transformação do mundo e satisfação das necessidades.” (Disponível em: http://colunastortas.com.br/2014/02/05/o-que-e-alienacao-em-marx/.)
No que diz respeito à alienação, Karl Marx considera que: 
Alternativas
Q909397 Sociologia
“Entre 1980 e 2012, as taxas de suicídio cresceram 62,5% na população em geral. Na faixa etária dos 15 aos 29 anos, a média aumenta em ritmo mais rápido do que em outros segmentos. São 5,6 mortes a cada 100 mil jovens (20% acima da média nacional). Os dados são da pesquisa Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil e do Mapa da Violência: os Jovens do Brasil, ambos coordenados pelo sociólogo Julio Jacopo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), organismo de cooperação internacional para pesquisa.”
(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/sua-vida/precisamos-falar-sobre-suicidio-taxa-cresce-no-brasil/.)
Tendo em vista a teoria de Durkheim acerca de suicídio, é correto afirmar que:
Alternativas
Q909401 Sociologia
“Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ‘ações sociais’, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e, para analisá-la, é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a análise.” (Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-definicao-acao-social-max-weber.htm.)
Os tipos ideais servem como modelos e, a partir deles, podemos citar quatro ações fundamentais; assinale a correta.
Alternativas
Q909402 Sociologia
“Se esta hipótese fosse demonstrada, a divisão do trabalho desempenharia um papel muito mais importante do que aquele que se lhe atribui ordinariamente. Ela não serviria apenas para dotar nossas sociedades de um luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de sua existência. [...] Por isto mesmo, embora ainda não estejamos em condição de resolver a questão com rigor, pode-se, entretanto, entrever desde agora que, se tal é realmente a função da divisão do trabalho, ela deve ter um caráter moral.” (Durkheim, 1973.)
Analisando a questão da divisão do trabalho à luz das teorias de Marx, Weber e DurKheim, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: C
5: C