Questões de Concurso Público Prefeitura de Juiz de Fora - MG 2022 para Professor Regente A

Foram encontradas 4 questões

Q2087437 Pedagogia

Magda Soares, em sua obra “Linguagem e escola – uma perspectiva social”, busca analisar aspectos de linguagem na escola com o objetivo de argumentar a razão da existência de problemas do sistema de ensino brasileiro, propor e evidenciar soluções na aplicação dos estudos das ciências sociais e da linguística. Para tanto, a autora aponta alguns argumentos para compreendermos os motivos do fracasso escolar; analise-os.


I. Ideologia do dom: visa atestar a mensuração de aptidões intelectuais que, naturalmente, levam o ser humano ao fracasso.


II. Ideologia da deficiência cultural: o meio social do menos favorecido é extremamente pobre do ponto de vista cultural, responsável pelo fracasso na educação.


III. Ideologia das diferenças culturais: ressalta que os padrões culturais oriundos das classes desfavorecidas são considerados subculturas inferiores; a escola passa a avaliar e a declarar como modelo ‘certo’ a seguir o que a classe favorecida passa a ditar.


IV. Ideologias do comportamento: busca relacionar o fracasso na escola com determinados problemas comportamentais, que representam risco constante para o desenvolvimento da aprendizagem, gerando falência do sistema escolar.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2087445 Pedagogia

Para Wallon, “a dimensão afetiva ocupa lugar central tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento”. Para ele, a emoção, uma das dimensões da afetividade, é instrumento de sobrevivência inerente ao homem, é “fundamentalmente social” e “constitui, também, uma conduta com profundas raízes na vida orgânica”.

(In MAHONEY & ALMEIDA.)


Para o autor, o desenvolvimento humano acontece em cinco estágios, nos quais são expressas as características de cada espécie e revelam todos os elementos que constituem a pessoa. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Categorial.

2. Puberdade.

3. Personalismo.

4. Impulsivo-emocional.

5. Sensório-motor e projetivo.


( ) A criança de zero a um ano (0 a 1): revela sua afetividade por meio de movimentos, do toque, em uma comunicação não-verbal.


( ) A criança de um a três anos (1 a 3): já fala e anda, tendo o seu interesse voltado para os objetos, para o exterior, para a exploração do meio.


( ) A criança de três anos a seis anos (3 a 6): fase da diferenciação, da formação do “eu”, da descoberta de ser diferente do “outro”.


( ) A criança de seis anos a dez anos (6 a 10): a organização do mundo em categorias leva a um melhor entendimento das diferenças entre o “eu” e o “outro”.


( ) A adolescência (11 anos em diante): ocorre uma nova crise de oposição, ou seja, o conflito “eu-outro” retorna, desta vez, como busca de uma identidade autônoma, o que possibilita maior clareza de limites, de autonomia e de dependência.


A sequência está correta em 

Alternativas
Q2087446 Pedagogia
A psicologia do desenvolvimento humano é uma ciência que estuda as mudanças que ocorrem ao longo de toda a vida. Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, consequentemente, ocorre a construção e o aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Diante do exposto, e considerando que o desenvolvimento humano é formado por quatro pilares que estão interligados, NÃO representa um dos pilares do desenvolvimento humano: 
Alternativas
Q2087468 Pedagogia
Apesar de fazer parte do nosso cotidiano, as tecnologias ainda são pouco utilizadas em sala de aula, sendo o conhecimento científico ainda apresentado em uma perspectiva tradicional, de forma gradativa, finita e determinada. Dessa forma, inevitavelmente, manter os alunos atentos e participativos durante as aulas torna-se uma tarefa árdua. A mente deles divaga, seus olhos ficam pesados, dispersando, assim, a atenção necessária. Práticas docentes contribuem para esse comportamento, quando: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: E