Questões de Concurso Público UFT 2019 para Residência Médica - Acesso Direto

Foram encontradas 13 questões

Q1088735 Medicina
A prematuridade representa um grave problema de saúde pública, sendo a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal.
Gestante primigesta, 31 semanas, refere perda líquida vaginal abundante, de início súbito, mais precisamente às 15h30 minutos, enquanto trabalhava. Desde aquele momento, até o atendimento na maternidade, indica perda líquida vaginal com odor de "água sanitária". Ao exame físico no hospital, os batimentos fetais estavam 148 bpm, contrações ausentes, AFU 31 cm, afebril, pulso 78 bpm, ao exame especular, saída de líquido amniótico pelo OCE (orifício cervical externo). Baseado nas informações anteriores, assinale a alternativa CORRETA sobre qual o diagnóstico e a conduta mais adequada:
Alternativas
Q1088739 Medicina
A prematuridade é um grave problema de saúde pública. Apesar de combatida, a prematuridade por vezes é terapêutica, ou seja, em determinadas situações, antecipar o parto é uma medida que aumentará as chances de salvar a paciente ou seu feto. Considerando uma gestação de 31 semanas, de uma gestante primigesta, assinale a alternativa CORRETA sobre qual das situações a seguir está indicado o parto prematuro terapêutico:
Alternativas
Q1088761 Medicina
O leite humano (LH) é um alimento balanceado, que oferece muito mais do que nutrição para criança pequena. Além dos macro e micro nutrientes, evidências indicam que ele contém uma série de outros componentes, incluindo agentes antiinflamatórios, inmunoglobulinas, antimicrobianos, antioxidantes, oligossacarídeos, citocinas, hormônios e fatores de crescimento, com atividade biológica relacionada ao desenvolvimento, à regulação metabólica e à inflamação. A composição nutricional do leite materno apresenta a proporção exata de nutrientes para o bom desenvolvimento do cérebro humano, diferentemente do leite de outros mamíferos.
Em relação ao aleitamento materno, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1088762 Medicina
Com a melhoria das condições de vida e na saúde da população nas últimas décadas, as causas perinatais, decorrentes de intercorrências durante a gravidez, parto e nascimento, passaram a responder por mais de 50% dos óbitos no primeiro ano de vida. A asfixia neonatal figura entre as principais causas de óbito perinatal e deficiência neurológica a longo prazo em lactentes. Estima-se que sua prevalência esteja entre 1 a 6:1000 nascidos vivos, enquanto a Encefalopatia Hipóxico-isquêmica seja de 0,3 a 2: 1000 nascidos vivos.
Asfixia é definida como agravo ao feto ou ao RN, ocasionado por uma falta de oxigênio (hipoxemia) e ou uma falta de perfusão (isquemia) de vários órgãos, associado à acidose lática e, quando acompanhada de hipoventilação, à hipercapnia. Em relação à anoxia neonatal, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1088763 Medicina
R.M.S, 10 meses, masculino, com história de febre há duas semanas, irritabilidade e distensão abdominal. Mãe refere que a criança apresenta pouca aceitação alimentar nos últimos dias e acredita que ele perdeu peso, apesar de que, mesmo antes da doença atual, estava com peso abaixo do esperado, em acompanhamento mensal com pediatra. A família mora em Porto Nacional e apresenta um baixo nível socioeconômico, com dependência do bolsa família para sustento. Ao exame físico, criança com 6,9kg (abaixo do percentil 3), com aspecto desnutrido e aumento importante do volume abdominal por esplenomegalia. Exames da admissão demonstravam anemia importante, hipoalbunemia e hipergamaglobulinemia. Pensando na atual conduta terapêutica nesta criança, assinale a alternativa mais adequada:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: C