Questões de Concurso Público UFT 2019 para Residência Médica - Acesso Direto

Foram encontradas 7 questões

Q1088764 Medicina
A icterícia neonatal é uma das mais prevalentes manifestações do período neonatal e precisa, em cada caso, ter seu risco avaliado e ser abordada da forma mais adequada para prevenir danos futuros.
Devido aos danos hepáticos provocados pelo aumento da bilirrubina direta, o diagnóstico etiológico deve ser rápido para que não haja evolução para insuficiência hepática e consequente necessidade de transplante. Considerando a hiperbilirrubinemia direta no recém-nascido, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1088765 Medicina
A puericultura, prática da Pediatria que acompanha preventivamente o desenvolvimento da criança como um todo, também se responsabiliza pelo cuidado da Saúde mental. O pediatra é o primeiro a ter a possibilidade de reconhecer e orientar os pais sobre os desvios da normalidade no desenvolvimento da criança. O pediatra deve estar treinado a identificar doenças infecciosas, emergências cirúrgicas, bem como transtornos do desenvolvimento psicomotor. Menino de 2 anos e 4 meses vem ao consultório do Pediatra acompanhado de seus pais e sua irmã de seis anos de idade. A mãe apresenta preocupação quanto à fala da criança, pois nesta idade, apenas vocaliza consoantes. Sua irmã, na sua idade, já falava e se comunicava normalmente. Os pais acham que ele está regredindo quanto suas habilidades comunicativas, pois há pouco tempo, esboçava duas a três palavras, mas agora só se comunica quando quer. Sobre a história pregressa do menino, nasceu de parto normal, a termo, APGAR 9/10, sugou ao seio materno sem dificuldades. A mãe realizou o pré-natal sem intercorrências, negando ter apresentado qualquer alteração quanto às sorologias. Nega ainda tabagismo, etilismo e uso de drogas ilícitas. Realizou todos os testes de triagem neonatal sem qualquer alteração.
Até os 12 meses de idade, apresentou neurodesenvolvimento psíquico e motor dentro da normalidade. Após essa idade, emitia sons de consoantes e vogais, mas suas palavras não faziam sentido como um todo, não apresentava interação social como mímicas, imitações, brincar de faz de conta. Neste momento, o Pediatra explica aos pais que:
Alternativas
Q1088766 Medicina
Paciente de 1 ano, feminino, com lesões de pele pruriginosas e recidivantes principalmente em regiões flexurais de braços e pernas, desde os 4 meses de idade, apresenta lesões também na face e na região do tronco. Mãe refere ter feito vários tratamentos para escabiose com melhoras ocasionais, mas que as lesões retornavam. A criança tem um sono agitado, com dificuldade para dormir constante e não deixa ninguém em casa dormir há alguns dias. Associado apresenta pele bastante seca e lesões, ocasionadas por picadas de inseto em braços e pernas, que a mãe refere que a criança coça bastante também.
Neste caso, a melhor conduta é:
Alternativas
Q1088767 Medicina
Nos últimos anos vem havendo queda na incidência de diarreia aguda em crianças, com queda expressiva da sua letalidade. Várias ações terapêuticas têm contribuído para reduzir esses impactos negativos causados pela diarreia. O reconhecimento da desidratação e as ações adequadas na sua prevenção primária ou secundária são essenciais para melhorar o prognóstico.
Das alternativas seguintes relativas à desidratação ou à sua terapia, qual a que encontra-se CORRETA?
Alternativas
Q1088768 Medicina
Criança de um ano e três meses apresenta-se à consulta numa Unidade Básica de Saúde com quadro de diarreia há 3 dias, fezes não sanguinolentas, de consistência semilíquida e sem odor muito forte, aproximadamente 8 vezes ao dia. Apresentou febre e vômitos ocasionais nos dois primeiros dias. Como estava mais apática, mãe a trouxe para consultar. Não tem aleitamento materno desde os 6 meses e o seu grau de desidratação, nesta atual consulta, foi considerado leve, apesar de ainda não ter recebido terapia de reidratação oral de modo eficaz em casa.
A hipótese etiológica mais provável para esta situação é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: A
5: A