Questões de Concurso Público UFT 2019 para Residência Médica - Acesso Direto

Foram encontradas 5 questões

Q1088715 Medicina
O Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) foi criado, em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis, relacionadas ao tabagismo, sendo responsável por 63% dos óbitos, relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes, por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30%, por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25%, por doença coronariana (angina e infarto) e 25%, por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1088745 Medicina
Homem de 35 anos, depois de encerrado o tratamento com esquema PQT-MB (12 doses em até 18 meses) há quatro (4) meses, procura o seu médico de família com queixas de dor súbita nos nervos e inchaço nas mãos e nos pés há 24h. O exame físico evidencia surgimento abrupto de novas lesões de pele, avermelhadas e inchadas, bem como dor à palpação de nervo tibial posterior esquerdo, com redução de sensibilidade em face plantar. Seus sinais vitais, bem como os exames genital e sistêmico, estão normais.
Diante do caso apresentado, assinale a alternativa CORRETA sobre qual o diagnóstico mais provável:
Alternativas
Q1088746 Medicina
Seu Rubens, paciente obeso, hipertenso, diabético, em uso de Losartan, Hidroclorotiazida, Anlodipina, AAS, Clopidogrel, Glimepirida e Metformina, após cerca de 20 dias da alta hospitalar para implantação de stent convencional, iniciou quadro de cefaleia, mialgia e febre de 38º C. Procura atendimento médico por temer ser algo do procedimento realizado recentemente. Uma conduta importante do médico que o assistiu consiste na atenção às medicações que ele usa e o risco de sangramento.
No caso em questão, assinale a alternativa CORRETA de quando se deve retirar o AAS e o Clopidogrel:
Alternativas
Q1088748 Medicina
Uma mulher de 45 anos, com diabetes tipo 2, residente em área com transmissão de dengue, vem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com queixa de febre alta, falta de apetite, cefaleia, mialgias e dor ao movimentar os olhos há quatro dias. Nega sangramentos espontâneos. Ao exame, encontra-se febril (Tax 38ºC), com manchas avermelhadas na pele, pulso periférico forte, perfusão periférica preservada, PA 122 x 70 mmHg (sentado) / PA 115 x 67 mmHg (posição ortostática), prova do laço positiva, ritmo respiratório e FC normais. O médico suspeita de dengue e solicita a notificação.
Considerando a história apresentada, assinale a alternativa CORRETA sobre quais orientações para a hidratação devem ser recomendadas:
Alternativas
Q1088749 Medicina
Sabe-se que uma das características da Atenção Primária à Saúde (APS) é abordar problemas diversos, desde problemas orgânicos a funcionais. Nessa perspectiva, uma usuária, frequentadora assídua da Unidade Básica de Saúde há 11 anos, procura o serviço, muito chorosa, com queixa de dor de cabeça. Ao ser acolhida pela enfermeira, relata que perdeu o emprego, sem justa causa.
Nesse caso, assinale a alternativa CORRETA sobre qual atributo da APS deve ser destacado:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: E
5: B