Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Médico Veterinário - Patrologia Animal (Anatomia Patológica e patologia Clínica)

Foram encontradas 2 questões

Q2245059 Veterinária
Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2011, mostra que muitos municípios no Brasil ainda sofrem por falta de saneamento básico. O esgotamento sanitário é o serviço de saneamento básico com menos cobertura nos municípios do Brasil, sendo que os piores índices estão localizados nas regiões norte e nordeste, segundo dados do próprio IBGE. A falta de saneamento básico, sobretudo, em áreas endêmicas para a ocorrência de zoonoses tropicais é considerada um dos mais importantes fatores de risco para sua dispersão. A proliferação e o desenvolvimento de larvas de insetos da espécie Lutzomia longipalpis, em regiões com carência de saneamento básico e de coleta de resíduos sólidos, corroboram com as pesquisas científicas que consideram o saneamento básico indissociável ao combate das protozoonoses transmitidas por insetos. A zoonose abordada no texto é a 
Alternativas
Q2245071 Veterinária
O manejo populacional de gatos ferais está cada vez mais em evidência, abrangendo pautas de sanidade, de bem-estar animal, de conservação ambiental e de saúde pública.
Dadas as afirmativas sobre conceitos e técnicas de efetivação para um eficaz manejo populacional de gatos em centros urbanos,
I. A maioria dos gatos ferais são oriundos de gatos domésticos que vivem e se reproduzem em vida livre, geralmente com baixa ou ausência de socialização e alta adaptabilidade ambiental.
II. O único método que efetivamente deve ser considerado ético e que apresenta efetividade é o programa de captura, de esterilização e de adoção.
III. Em alguns países, tem-se observado por meio de pesquisas, que o controle de populações pelos programas de captura-vasectomia-histerectomia-devolução pode ser mais eficiente, devido à manutenção do comportamento social e pico hormonal nos animais soltos.
IV. Seja qual for o programa implantado, este tem que ter caráter multidisciplinar, envolvendo estrutura física, educação humanitária, medidas de coibição de abandonos, e eutanásia, em casos de doenças incompatíveis com a vida (criteriosamente avaliadas).
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D