Questões de Concurso Público UFG 2017 para Técnico de Laboratório - Área: Hidráulica e Saneamento

Foram encontradas 6 questões

Q797237 Engenharia Hidráulica
Em um canal retangular suficientemente longo, de largura 1,1 m, escoa certa vazão em regime permanente e uniforme. Em uma dada seção, existe um vertedor retangular de parede espessa, de largura unitária e altura H = 0,1 m, provocando um ressalto a jusante do vertedor, conforme ilustrado a seguir. Imagem associada para resolução da questão
Para determinar a vazão, mediu-se a altura da lâmina d’água sobre o vertedor, que é a lâmina crítica. Se h vale 0,5 m e a intensidade da aceleração gravitacional adotada vale 9,8 m/s², a vazão no canal, em m³/s, vale:
Alternativas
Q797240 Engenharia Hidráulica
Quando um curso d'água apresenta velocidade excessiva, muita turbulência ou transporte de corpos sólidos representativos que possam danificar equipamentos, o uso de molinetes não é aconselhado para a medição da vazão do curso d'água. Nestes casos, a vazão pode ser medida com a técnica da diluição de um traçador. Injeta-se, em uma seção do rio, um traçador químico inerte, como a rodamina, com vazão constante (q) e concentração conhecida (c). Em uma seção a jusante, depois de um tempo, mede-se a concentração do traçador (C). Se q = 0,8 L/s, c = 1,4 g/L e C = 0,2 mg/L, a vazão do rio, em m³/s, será de:
Alternativas
Q797242 Engenharia Hidráulica
A vazão em um conduto de 1,5 polegada de diâmetro é igual a 136 cm³/s, valor que é constante ao longo do tempo. A velocidade média neste conduto será, em m/s, igual a:
Alternativas
Q797243 Engenharia Hidráulica
Um tubo de Pitot foi fixado em um ponto, em um escoamento em superfície livre, como ilustrado na figura a seguir. Imagem associada para resolução da questão
Os dados obtidos são: h1 = 11,3 cm e h2 = 5,1 cm. Se a intensidade da aceleração gravitacional for 9,8 m/s², a velocidade medida pelo tubo de Pitot será, em m/s, de:
Alternativas
Q797244 Engenharia Hidráulica
Uma das técnicas de coleta de amostras de sedimentos em suspensão em rios consiste em descer um amostrador ao longo da coluna líquida, com velocidade de trânsito constante, até quase tocar o fundo. Por uma abertura no amostrador (bico, de diâmetro d = 1/4 polegada), a água do rio é coletada. Com a mesma velocidade de descida, o amostrador sobe até retornar à superfície. Imagem associada para resolução da questão
Se a velocidade de trânsito for 20% da velocidade média da corrente, a velocidade média da corrente for 0,5 m/s e a profundidade no ponto de coleta for 1,25 m, o volume de amostra de sedimentos em suspensão coletado será, em mL, aproximadamente de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: C