Questões de Concurso Público Prefeitura de Patos - PB 2018 para Professor de Educação Básica II - História

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Q1801475 Conhecimentos Gerais
Leia os fragmentos dos textos abaixo e responda:

TEXTO 01
A organização das disciplinas é uma das evidências que permitem refletir sobre as relações entre o conhecimento acadêmico e o escolar. Modificar o currículo do ensino fundamental e médio, como quer as recentes propostas de ensino temático, implica mudanças no currículo de nível superior.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História:
fundamentos e métodos, p. 48-49. Adaptado)

TEXTO 02
Como ninguém é uma enciclopédia, a primeira coisa a fazer ao montarmos um curso é selecionar conteúdos. O professor não deve ter dó de abandonar assuntos quando não conseguir uma resposta satisfatória à questão do porquê: às vezes, mostra-se muito mais interessante “pular” algumas páginas do livro didático ou da História (seja lá o que isso quer dizer...) e dedicar o tempo (infelizmente cada vez mais curto) das aulas a temas como “a situação do índio no Brasil colonial” (ao invés de capitanias hereditárias e “governadores gerais”), “os movimentos sociais que ajudaram a derrubar a ditadura militar no Brasil” (ao invés de lista de presidentes da República e suas realizações), “os efeitos deletérios do nazismo” (ao invés de um histórico detalhado das batalhas da Segunda Guerra Mundial). 
(Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky. Por uma História prazerosa
e consequente. In: Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula:
conceitos, práticas e propostas, p. 29)
Acerca do saber histórico escolar, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1801476 Conhecimentos Gerais

Observe as imagens, leia os fragmentos dos textos abaixo e responda:


Griot, contador de história, em imagem datada de 1868.

(http://cxnegra.blogspot.com.br/2011/04/do-griote-ao-mc-este-domingo-24-na.html)


(Foto  de Christiano Jr. , tirada entre 1864 e 1866, em seu estúdio, no Rio de Janeiro e  destinada ao público europeu.  Apud: Boris Fausto. História do Brasil. 10. ed. São Paulo: EDUSP, 2002. p. 225.)


TEXTO 01

“O processo de miscigenação que envolveu senhores e escravos, negros e brancos, acabou transfigurando o escravo também em mulato, o cativo em liberto. Mas não em cidadão totalmente livre como eram os outros, e sim numa pessoa livre “em termos”, porque marcada pela sua origem híbrida, biológica, social e moralmente”.

IANNI, Octavio. As metamorfoses do escravo. 2ªed. São Paulo;

Hucitec/Curitiba: Scietia et Labor, 1988, p. 218.


TEXTO 02

“Ao outro elemento formador do brasileiro, dominado pelo colonizador, o negro, os livros dedicavam pouco espaço como objeto de Etnografia/Antropologia. Ele sempre era tratado como mercadoria, produtor de outras mercadorias. Enquanto ao índio se conferia o estatuto de contribuição racial, os livros didáticos salientavam a importância do africano para a vida econômica do país, mas procuravam mostrar que a negritude estava sendo diluída pela miscigenação”.

ABUD, Kátia Maria. Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas. In: Revista Brasileira de História, vol. 18, n. 36, São Paulo: 1998. Disponível em: www.scielo.br. Acessado em: nov. de 2018. 

Considerando o uso das imagens na sala de aula, a cultura afro-brasileira e o ensino de História para as relações étnico-raciais é correto afirmar que: 1. A narrativa sobre a formação da nação brasileira e a incorporação da cultura afro-brasileira, na sala de aula, deve procurar não apenas construir uma representação do negro, mas também, identificar os conjuntos identitários da cultura africana enquanto componente da sociedade brasileira. 2. Nos momentos posteriores à abolição do trabalho escravos, os descendentes africanos reinventaram seu modo de viver, colocando-se com as representações da cultura das elites; portanto, o uso das imagens na sala de aula deve perceber essas características e fomentar o debate da legitimidade da miscigenação. 3. A proposição acerca da identidade negra e seus laços de sociabilidade deve ser percebida enquanto avanço na integração social do negro na sociedade, haja vista que, após a Lei Auréa (1888), a grande questão que se colocou para o negro foi como se (re)inserir na sociedade, como trabalhador livre e (re)criar os laços de afetividade. 4. Um currículo comum à nação não deve agir sobre uma massa de sujeitos e sobre o que eles têm de global; a observância e o uso das imagens na sala de aula e suas leituras sobre a cultura afro-brasileira, deve compreender a desigualdade social para além das representações, como uma realidade passível de mudanças. 5. Na leitura etnográfica e antropológica, a discussão da cultura afro-brasileira na sala de aula deve ir além do que propõe o livro didático, na perspectiva de que os elementos de integração sejam valorizados, ainda que houvesse a constituição de um “cidadão em termos”, os novos laços de afetividade traduzem a interpretação das imagens. Estão CORRETAS as alternativas:
Alternativas
Q1801479 Conhecimentos Gerais
“O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia (art. 26, §4º da LDB). Ainda conforme o artigo 26 A, alterado pela Lei nº 11.645/2008 (que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”), a História e a Cultura Afro-Brasileira, bem como a dos povos indígenas, presentes obrigatoriamente nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar, em especial na Arte, Literatura e História do Brasil, assim como a História da África, contribuirão para assegurar o conhecimento e o reconhecimento desses povos para a constituição da nação. Sua inclusão possibilita ampliar o leque de referências culturais de toda a população escolar e contribui para a mudança das suas concepções de mundo, transformando os conhecimentos comuns veiculados pelo currículo e contribuindo para a construção de identidades mais plurais e solidárias.”
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013, p. 116.
Considerando as finalidades do ensino de História e de acordo com as Diretrizes Curriculares Gerais para Educação Básica – Ensino Fundamental de 09 anos –, é correto afirmar que a História na sala de aula deve:
1. Articular com outras áreas de conhecimento seus conteúdos, a partir das possibilidades abertas pelos seus referenciais, na abordagem de temas específicos e contemporâneos, que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como na esfera individual. 2. Atuar na perspectiva de construção de uma sociedade mais democrática e solidária, novas demandas provenientes de movimentos sociais e de compromissos internacionais firmados pelo país, passam, portanto, a ser contempladas entre os elementos que integram o currículo, como as referentes à promoção dos direitos humanos. 3. Promover historicamente, o conhecimento de valores, crenças, modos de vida de grupos sobre os quais os currículos se calaram durante uma centena de anos sob o manto da igualdade formal, propicia desenvolver empatia e respeito pelo outro, pelo que é diferente de nós, pelos alunos na sua diversidade étnica, regional, social, individual e grupal. 4. Construir uma perspectiva multicultural no currículo que leve ao reconhecimento da riqueza das produções culturais e à valorização das realizações de indivíduos e grupos sociais de modo a possibilitar a construção de uma autoimagem positiva a muitos alunos que vêm se defrontando constantemente com as condições de fracasso escolar, agravadas pela discriminação manifesta ou escamoteada no interior da escola. 5. Evidenciar as relações de interdependência e de poder na sociedade e entre as sociedades e culturas, a perspectiva multicultural tem o potencial de conduzir a uma profunda transformação do currículo comum, para que os alunos se percebam enquanto classe e seja conscientes do seu estamento social a partir das relações capitalistas de consumo. Estão CORRETAS as alternativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E