Questões de Concurso Público Prefeitura de Prudentópolis - PR 2024 para Médico Pediatra

Foram encontradas 13 questões

Q2464928 Medicina
A natureza singular da pediatria, aliada à sua complexidade clínica, exige uma abordagem estruturada e direcionada, visando garantir a prontidão e a eficácia no manejo dessas situações emergenciais. Sobre este assunto podemos aferir:

I - O volume sanguíneo relativo à massa corporal é maior nas crianças do que nos adultos. Isso pode levar a uma diluição dos sinais clínicos de choque, tornando o diagnóstico e o tratamento mais desafiadores.
II - A reserva funcional dos órgãos e sistemas em crianças é menor do que em adultos. Isso significa que o estresse fisiológico e a descompensação podem ocorrer mais rapidamente em crianças do que em adultos.
III - As crianças têm uma resposta inflamatória menos pronunciada, o que pode dificultar o diagnóstico precoce da sepse.
Alternativas
Q2464929 Medicina
A reanimação cardiopulmonar (RCP) em lactentes e crianças é um desafio para médicos em geral. Sobre este assunto podemos analisar as alternativas e assinalar a incorreta: 
Alternativas
Q2464931 Medicina
A bronquiolite é uma infecção viral aguda do trato respiratpório inferior que afeta lactentes < 24 meses e caracteriza-se por disfunção respiratória, respiração ruidosa e/ou crepitações. O diagnóstico é lembrado pela história, incluindo apresentação durante epidemia conhecida; a causa primária é o vírus sincicial respiratório, identificável com um rápido ensaio. Sobre esta patologia analise as alternativas e assinale a incorreta:
Alternativas
Q2464933 Medicina
A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) é uma doença grave, responsável por 0,2-4,28 casos/100.000 de falência renal aguda na população pediátrica mundial. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - A SHU está incluída no diagnóstico diferencial de microangiopatias trombóticas (MAT). MAT é um termo patológico usado para descrever a formação de trombos que ocluem a microvasculatura.
II - Os fatores patológicos incluem espessamento da parede dos vasos, com edema da célula endotelial (endoteliose) e destacamento da membrana basal, acúmulo de debris no espaço subendotelial, aumento da expressão do Fator de Von Willebrand (FVW) que atrai plaquetas e leva à formação de microtrombos, que ocluem parcial ou completamente a luz dos vasos na microvasculatura. 
III - De uma forma prática, pode-se dizer que as causas de Microangiopatias trombóticas (MAT) são a púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) e a Síndrome HemolíticoUrêmica (SHU), causada pela hiperativação da via alternativa do complemento, e sendo subdividida em SHU típica (associada a toxinas), SHU atípica (determinada por anormalidades primárias na via alternativa do complemento), SHU a secundária (associada a doenças sistêmicas, transplante, drogas, gestação, sepse, hipertensão maligna e tumores) e, por fim, idiopática.

OBS: SHU – Síndrome Hemolítica-Urêmica; MAT – Microangiopatias trombóticas; FVW – Fator de Von Willebrand; PTT – Púrpura trombocitopênica trombótica.
Alternativas
Q2464934 Medicina
As intoxicações agudas (IA) na criança representam a 4ª causa de mortalidade infantil, sendo responsáveis por 2-3% dos episódios de urgências pediátricas hospitalares e 1% das admissões em cuidados intensivos. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:

I - O exame objetivo deve incluir avaliação do estado de consciência, avaliação pupilar/exame neurológico sumário, sinais vitais e avaliação da pele e odores com objetivo de identificar possíveis “síndromas de intoxicação”.
II - A avaliação laboratorial compreenderá sempre um painel bioquímico de base. Os restantes exames deverão basear-se no padrão sintomatológico para confirmar ou excluir a situação clínica e guiar o tratamento. A radiografia do tórax está indicada nos casos de intoxicações por via inalatória e/ou aspiração, alteração do estado de consciência ou dificuldade respiratória. Deverá ser realizado um electrocardiograma (ECG) se alterações no traçado ECG do monitor (relacionáveis com cardiotóxicos, com intoxicações graves por tóxicos que provocam hipóxia-isquémia ou com arritmogénicos (por ex. anti-histamínicos, bloqueadores dos canais de cálcio, CO, digoxina).
III - Alcalinização da urina com bicarbonato de sódio 8,4%: 1-2 ml/kg/dia EV para manter pH  urinário > 7,5 – para salicilatos, barbitúricos, isoniazida, ácido diclorofenoacético.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: E