Questões de Concurso Público Prefeitura de Teresina - PI 2016 para Técnico de Nível Superior - Analista Ambiental - Engenharia Agronômica

Foram encontradas 15 questões

Q733597 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, também denominado Plano ABC − Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, abarca os programas:
Alternativas
Q733598 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando-se as necessidades e fontes de financiamento de estratégias de transição para o desenvolvimento sustentável, o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono − ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresenta, para o período de 2011 a 2020, estimativas de recursos que são da ordem de R$ 197 bilhões, mediante financiamentos com fontes orçamentárias ou por meio de linhas de crédito. Deste total, cerca de R$ 157 bilhões seriam recursos disponibilizados via crédito rural, para financiar as atividades necessárias ao alcance das metas físicas de cada programa.

Quanto aos prazos totais e a respectiva ordem de apresentação dos projetos, é correto:

Alternativas
Q733599 Engenharia Agronômica (Agronomia)

De acordo com Altieri (2004:31), em sua obra Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável: Embora os agroecossistemas tradicionais variem com as circunstâncias geográficas e históricas, muitas características estruturais e funcionais são compartilhadas pelos diferentes sistemas, pois eles:

I. contêm um grande número de espécies;

II. exploram toda uma gama de microambientes com características distintas, tais como solo, água, temperatura, altitude, declividade ou fertilidade, seja em um único campo de cultivo, seja em uma região;

III. mantêm os ciclos de materiais e resíduos através de práticas eficientes de reciclagem;

IV. têm como suporte interdependências biológicas complexas, resultando em um certo grau de supressão biológica de pragas.


Está correto o que consta em

Alternativas
Q733600 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em Agroecologia, Altieri (2004: 62-63), considera que “Qualquer que seja o método utilizado para avaliar a sustentabilidade das pequenas propriedades, ele deve fornecer um indicador da situação de, no mínimo, quatro atributos”, que poderão ser avaliados utilizando uma série de indicadores-chave de natureza socioeconômica, ambientais e culturais, como, por exemplo,
Alternativas
Q733601 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A utilização de um ou mais sistemas alternativos de produção proporciona aumento das possibilidades referentes às interações complementares entre os vários componentes dos agroecossistemas, resultando na geração de efeitos positivos. São sistemas alternativos e diversificados de produção:

I. Sistemas de cultivos múltiplos ou de policultivos.

II. Rotação de culturas.

III. Cultivos de cobertura.

IV. Sistemas agroflorestais.

V. Agricultura orgânica.


Está correto o que consta em

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: D
5: A