Questões de Concurso Público Prefeitura de Tabuleiro - MG 2017 para Nutricionista

Foram encontradas 6 questões

Q1329112 Nutrição

A resposta orgânica que se segue após o trauma grave caracterizase por uma série de alterações metabólicas que aumentam o catabolismo e depletam o organismo de nitrogênio, além de provocar profundas alterações no metabolismo glicídico e no lipídico. A instalação da desnutrição aguda propicia o aparecimento de infecções, de distúrbios respiratórios e de dificuldade de cicatrização.


Avalie as afirmações a seguir, relativas ao fornecimento adequado de nutrientes e de calorias para o paciente com trauma


I- A quantidade de calorias entre 25 a 35kcal/kg de peso corporal/dia preenche as necessidades nutricionais da maioria dos pacientes críticos.

II- O fornecimento de calorias entre 35 a 40kcal/kg de peso corporal/dia é essencial para atender o hipercatabolismo resultante do trauma.

III- O fornecimento de 1,5 a 2,0g de proteína/kg de peso corporal por dia é recomendado.

IV- A relação caloria não proteica por grama de nitrogênio preconizada para pacientes gravemente enfermos é de 80 a 100:1.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1329113 Nutrição

G.A.S., 35 anos, Human Immunodeficiency Virus (HIV) positivo, admitido com história de 4 semanas de tosse seca e dispneia progressiva, febre de 38,4º C nos últimos 4 dias, perda de peso correspondente a 5 quilos nos últimos 6 meses e com abatimento progressivo. Há 2 meses passou a apresentar dor retroesternal ao engolir, secundária à candidíase oral.


A recomendação calórica e proteica para esse paciente é de

Alternativas
Q1329115 Nutrição
A Doença Hepática Gordurosa Não-Alcoólica (DHGNA) é caracterizada pelo acúmulo de gordura nos hepatócitos, na ausência de ingestão alcoólica. Sua prevalência cresce com o aumento da obesidade e do diabetes mellitus e está sendo reconhecida tanto como a principal causa de doença hepática crônica quanto como um dos componentes da síndrome metabólica. Estima-se que a ocorrência do problema seja em 20% a 30% da população no mundo ocidental.
A conduta terapêutica nutricional apropriada para a DHGNA é
Alternativas
Q1329119 Nutrição
M.C.T., sexo feminino, solteira, 48 anos, auxiliar de serviços gerais. Peso habitual 76kg até seis meses atrás, atualmente com 67kg, estatura 155cm. Dentição natural em bom estado, fez tratamento odontógico recente, quando foi detectada, há 2 meses, massa tumoral de rápido crescimento no palato duro, na junção com o palato mole à esquerda, com diagnóstico de tumor maligno à biópsia. Cavidade oral sem outras alterações. Nega alterações para mastigar ou deglutir. Nega distúrbios gástricos ou intolerâncias alimentares.

Exames laboratoriais: Albumina sérica = 3,4mg/dL (3,5 – 5,5mg/dL); Sódio plasmático = 140mEq/L (135 – 145mEq/L); Cálcio = 5,0 mEq/L (4,8 a 5,4mEq/L); Hematócrito = 33 % (37 – 47%); Hemoglobina = 10mg/dL (11,5 – 16,4mg/dL); linfócitos = 1200/mm³ (N = 1500 a 4000/mm³).
Avalie as informações sobre as condutas a serem adotadas pelo Serviço de Nutrição e Dietética para a oferta de dieta à paciente estudada.
I- Oferta de dieta em embalagens individuais e descartáveis. II- Oferta de probióticos para melhora da constipação intestinal. III- Oferta de frutas cozidas. IV- Oferta de dieta de consistência branda ou pastosa.
Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1329120 Nutrição
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ocupa a 5ª posição em causa de morte no Brasil. 290 mil pacientes são internados anualmente, trazendo um gasto enorme ao Sistema de Saúde do país. Tão importante quanto os gastos diretos são os gastos indiretos, computados como dias perdidos de trabalho, aposentadorias precoces, morte prematura e sofrimento familiar e social. 25% a 40% dos pacientes com DPOC são desnutridos.
Para a terapia nutricional de pacientes acometidos por essa afecção, recomenda-se dieta
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: D