Questões de Concurso Público FAPESC 2022 para Jornalista

Foram encontradas 25 questões

Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FAPESC Prova: FEPESE - 2022 - FAPESC - Jornalista |
Q2049278 Jornalismo

Analise o texto abaixo:
Pousos e decolagens

Folha de S. Paulo, 01/01/2010

O CONSELHO Municipal do Meio Ambiente, ligado à Prefeitura de São Paulo, determinou que o aeroporto de Congonhas reduza o horário de pousos e decolagens a partir de 3 de março. As operações, que hoje ocorrem das 6h às 23h, terão de observar a faixa das 7h às 22h, de segunda a sábado, e das 9h às 22h, aos domingos e feriados.
O conselho também exigiu que a quantidade de passageiros e o número de voos verificados em 2009 sejam fixados como limite máximo para os próximos anos, com exceção de 2014, quando ocorre a Copa do Mundo.
As medidas fazem parte de uma série de exigências para a concessão de licença ambiental ao aeroporto, o segundo maior em movimento de passageiros do país. Em 2008, a Infraero foi multada em R$ 10 milhões pelo fato de Congonhas funcionar sem a autorização dos órgãos ambientais da capital.
Por mais que o aeroporto represente alternativa mais cômoda para viajantes, sua localização se tornou problemática com o passar dos anos e causa transtornos em diversos bairros da cidade cortados pelas rotas.
As empresas aéreas, que já resistem às determinações, melhor fariam se concentrassem seus esforços em cobrar o poder público para que entregue o que tem prometido desde o grave acidente de julho de 2007.
Naquela ocasião, muito se falou de parcerias com a iniciativa privada para dinamizar a Infraero, projetar novos aeroportos, ampliar os existentes e interligá-los com linhas férreas. Mas, até aqui, além de estudos, discussões e embates entre lobbies, quase nada foi feito.

Em relação ao gênero deste texto jornalístico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FAPESC Prova: FEPESE - 2022 - FAPESC - Jornalista |
Q2049282 Jornalismo
O jornalismo na internet reconfigurou a atividade e trouxe novas características à veiculação da informação.
Assinale a alternativa abaixo que não está relacionada às características intrínsecas do web jornalismo.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FAPESC Prova: FEPESE - 2022 - FAPESC - Jornalista |
Q2049283 Jornalismo
Leia o texto abaixo:
Dissemos que a notícia carrega a potencialidade de uma narrativa. Isso não significa que a notícia e a reportagem se distinguiriam apenas pela extensão e abrangência; há outras diferenças que precisam ser assinaladas, sobretudo as relativas às peculiaridades de discurso e a modos de enunciação.
Não se pode esquecer que o discurso de comunicação de massa está subordinado a seu objetivo primordial – a informação – e que, embora possa haver variedade nos enunciados, os dados referenciais ligados a fatos e pessoas assumem proeminência. Isso, tanto no que se refere à notícia como à reportagem.
SODRÉ, Muniz, FERRARI, Maria Helena – Técnica da Reportagem, 2ª edição, Ed. Summus Editorial, São Paulo, p. 9/10.
Analise as afirmativas abaixo, partindo do texto e de seus conhecimentos sobre o conceito e sobre as diferenças entre notícia e reportagem.
1. A função essencial da notícia é assinalar o fato, torná-lo público; logo ela é temporal.
2. Uma importante distinção entre notícia e reportagem é a questão do tempo. A notícia sofre a emergência de ser publicada; a reportagem não tem a mesma urgência.
3. A reportagem se diferencia da notícia apenas pelo tamanho, pela extensão do texto, porque ambas buscam informar.
4. A reportagem precisa ser contextualizada, mais detalhada do que a notícia. Isso implica mais fontes ou mais pesquisa.
5. Na notícia, o autor do texto pouco aparece. Ele está submerso no texto, porque o que importa nesse gênero de texto é o fato.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FAPESC Prova: FEPESE - 2022 - FAPESC - Jornalista |
Q2049284 Jornalismo
Existe, no jornalismo brasileiro, o sublide, criação de Pompeu de Souza, no início dos anos 50, no jornal Diário Carioca. Ele define sublide, quando existe, como um segundo parágrafo da notícia que contenha algum (ou alguns) elemento essencial deslocado do primeiro parágrafo, pela complexidade dos dados a serem resumidos ali, ou pela estratégia narrativa do jornalista que separa dados essenciais para administrar o impacto.
PENA, Felipe – Teoria do Jornalismo – Ed. Contexto, 2008, 2ª ed, São Paulo, p. 43
Analise as afirmativas abaixo com base no texto acima e em seus conhecimentos em relação às mudanças no jornalismo brasileiro implementadas pelo Diário Carioca (DC).
1. A teoria da objetividade dá importância ao substantivo em detrimento do adjetivo ou do texto mais literário, ou seja, o fim do nariz de cera já era uma prática nos jornais brasileiros antes de 1950.
2. Dentro das modernizações trazidas pelo DC ao jornalismo brasileiro está a pirâmide invertida.
3. Pompeu de Souza trouxe para a redação do DC o lide – com as famosas 6 perguntas: Quem? O quê? Quando? Como? Onde e por quê?
4. Coube também ao DC a implementação da figura do copidesque – o revisor de textos.
5. Dentro das mudanças do DC estava o primeiro manual de redação do jornalismo brasileiro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FAPESC Prova: FEPESE - 2022 - FAPESC - Jornalista |
Q2049295 Jornalismo
A popularização da Internet trouxe mudanças importantes para Jornalismo. O Web Jornalismo trouxe consigo características que o diferenciam do Jornalismo impresso.
Relacione as colunas abaixo, levando em conta as características do web jornalismo e do jornalismo impresso.
Coluna 1 Tipos de Jornalismo
1. Web jornalismo 2. Jornalismo impresso
Coluna 2 Características
( ) interatividade ( ) ambiente multimídia ( ) análise e aprofundamento do fato ( ) linguagem hipertextual ( ) mais perenidade de conteúdo

Assinale a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: C