Questões de Concurso Público UDESC 2022 para Desenhista Gráfico
Foram encontradas 6 questões
Q1994614
Design Gráfico
“Independentemente da câmera, sofisticada ou
não, a exposição a que o filme é submetido pela ação
da luz é fundamental. Exposição nada mais é que a
quantidade de luz que atinge o filme [ou sensor digital] após passar pela objetiva, diafragma e obturador”,
afirmam Cesar e Piovan (2007). Na prática fotográfica,
o tempo de exposição à luz – regulado pelo obturador
–, em conjunto com a sensibilidade da mídia – que irá
registrar a imagem –, é crucial para que se obtenha
fotos com boa qualidade luminosa.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) O tempo de abertura do obturador permite o controle para que a luz alcance o filme fotográfico ou sensor digital por minutos ou frações de segundo.
( ) Quanto maior a velocidade de obturação, mais luz passa para dentro da câmera fotográfica.
( ) Em geral, para fazer uma fotografia usando a técnica de light painting, deve-se configurar a câmera, dentre outras coisas, para realizar um tempo mais longo de exposição.
( ) Quando se configura uma câmera digital para fotografar em ISO 1600, significa que se aumenta a sensibilidade, sendo possível capturar uma imagem em ambientes com menor quantidade de luz do que seria preciso para um valor de ISO 400.
( ) Quanto maior o valor do ISO, menor será a granulação da imagem obtida.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) O tempo de abertura do obturador permite o controle para que a luz alcance o filme fotográfico ou sensor digital por minutos ou frações de segundo.
( ) Quanto maior a velocidade de obturação, mais luz passa para dentro da câmera fotográfica.
( ) Em geral, para fazer uma fotografia usando a técnica de light painting, deve-se configurar a câmera, dentre outras coisas, para realizar um tempo mais longo de exposição.
( ) Quando se configura uma câmera digital para fotografar em ISO 1600, significa que se aumenta a sensibilidade, sendo possível capturar uma imagem em ambientes com menor quantidade de luz do que seria preciso para um valor de ISO 400.
( ) Quanto maior o valor do ISO, menor será a granulação da imagem obtida.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Q1994615
Design Gráfico
Sobre objetivas e diafragma, Hedgecoe (2006, p.
77) aponta que “a escolha de gama de aberturas disponíveis depende da objetiva que você esteja usando
– algumas têm aberturas maiores do que outras, ao
passo que há aquelas com aberturas especialmente
pequenas. O tamanho da abertura em números/f, ou
pontos, que correspondem a frações da distância focal
da objetiva”. Quanto à profundidade de campo, de
acordo com Hedgecoe (2006, p. 86), ela “serve para
disfarçar ou suavizar os motivos no quadro, ou fazer
uma fotografia parecer tão nítida de que se torne
viva. […] Uma objetiva pode focalizar com precisão
somente uma distância por vez. Para ficar completamente nítida, a imagem precisa registrar pontos de
luz que se refletem como pontos de luz no filme (ou
sensor digital).” Longe desse plano de foco, mais a
imagem tende a ficar desfocada.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O tamanho da abertura do diafragma é um dos fatores mais importantes no controle da profundidade de campo.
2. Uma abertura menor do diafragma sempre faz com que a profundidade de campo diminua.
3. Para um mesmo fator de abertura, f/8, uma objetiva grande-angular, com distância focal de 12 mm, tende a ter uma maior profundidade de campo se comparada a uma teleobjetiva, com 200 mm de distância focal.
4. Para uma objetiva de 50 mm, com abertura f/5.6, quanto mais próximo estiver o objeto em foco, menor tende a ser a profundidade de campo.
5. Um valor de f/32 permite a passagem de uma maior quantidade de luz se comparado ao valor f/11.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O tamanho da abertura do diafragma é um dos fatores mais importantes no controle da profundidade de campo.
2. Uma abertura menor do diafragma sempre faz com que a profundidade de campo diminua.
3. Para um mesmo fator de abertura, f/8, uma objetiva grande-angular, com distância focal de 12 mm, tende a ter uma maior profundidade de campo se comparada a uma teleobjetiva, com 200 mm de distância focal.
4. Para uma objetiva de 50 mm, com abertura f/5.6, quanto mais próximo estiver o objeto em foco, menor tende a ser a profundidade de campo.
5. Um valor de f/32 permite a passagem de uma maior quantidade de luz se comparado ao valor f/11.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Q1994616
Design Gráfico
“Em pouco tempo, as câmera digitais mudaram
radicalmente a maneira de trabalhar de muitos fotógrafos. Os resultados instantâneos e os baixos custos
são vantajosos para muitos usuários. Entretanto a
revolução digital não para na aquisição da imagem”,
afirma Hedgecoe (2006, p. 370).
Analise as afirmativas abaixo sobre a fotografia digital.
1. A fotografia digital propiciou uma revolução na forma e na velocidade de como as notícias passaram a ser veiculadas na imprensa.
2. Os negativos digitais ou arquivos crus, normalmente chamados de Raw, permitem a geração de imagens com diferentes tratamentos sem alterar o arquivo original.
3. O uso da técnica HDR (High Dynamic Range) permite a captura de detalhes de elementos mais claros e mais escuros ao se fazer uma fotografia.
4. Os metadados de uma fotografia digital podem conter informações do modelo da câmera, distância focal, velocidade de obturação, abertura do diafragma, data, hora, nome do proprietário, etc.
5. Existe um mesmo padrão para a extensão dos arquivos Raw, independente do modelo da câmera fotográfica e de qual empresa é sua fabricante.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo sobre a fotografia digital.
1. A fotografia digital propiciou uma revolução na forma e na velocidade de como as notícias passaram a ser veiculadas na imprensa.
2. Os negativos digitais ou arquivos crus, normalmente chamados de Raw, permitem a geração de imagens com diferentes tratamentos sem alterar o arquivo original.
3. O uso da técnica HDR (High Dynamic Range) permite a captura de detalhes de elementos mais claros e mais escuros ao se fazer uma fotografia.
4. Os metadados de uma fotografia digital podem conter informações do modelo da câmera, distância focal, velocidade de obturação, abertura do diafragma, data, hora, nome do proprietário, etc.
5. Existe um mesmo padrão para a extensão dos arquivos Raw, independente do modelo da câmera fotográfica e de qual empresa é sua fabricante.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Q1994617
Design Gráfico
Henri Cartier-Bresson dizia que o ato de fotografar
é “colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e
o coração”. Nesse sentido, o olhar do fotógrafo e sua
intenção é primordial para fazer imagens autênticas
que outras pessoas não percebem. São formas de
produzir esse caráter único saber interpretar a luz e
de saber trabalhar com iluminação natural e artificial.
Para tanto há várias técnicas e equipamentos voltados
para esse fim.
Relacione os equipamentos abaixo com seus respectivos nomes correntes no meio fotográfico.
Coluna 1 Nomes
1. Bandoor
2. Fresnel
3. Hazy-light
4. Refletor
Coluna 2 Equipamentos
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Relacione os equipamentos abaixo com seus respectivos nomes correntes no meio fotográfico.
Coluna 1 Nomes
1. Bandoor
2. Fresnel
3. Hazy-light
4. Refletor
Coluna 2 Equipamentos
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Q1994618
Design Gráfico
Sobre os processos de revelação e impressão
fotográfica, “falar de laboratório em plena era digital
talvez soe como algo ultrapassado”, mas “os laboratórios se atualizaram, se digitalizaram e, além de continuarem executando os antigos trabalhos de revelação
e ampliação, agora executam uma gama enorme de
serviços voltados à era digital”, de acordo com Cesar e
Piovan (2007).
Sobre esses processos, analise as afirmativas abaixo.
1. A revelação de um filme fotográfico deve ser feita em ambiente totalmente escuro.
2. A cópia em papel fotográfico P&B pode ser feita em um local com luz vermelha.
3. No processo de revelação de filmes e papéis fotográficos necessita-se apenas do químico revelador.
4. A cópia de contato é a colocação dos negativos sobre o papel fotográfico sem ampliação.
5. Diferente da impressão, a revelação é um processo fotoquímico, composto por várias etapas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre esses processos, analise as afirmativas abaixo.
1. A revelação de um filme fotográfico deve ser feita em ambiente totalmente escuro.
2. A cópia em papel fotográfico P&B pode ser feita em um local com luz vermelha.
3. No processo de revelação de filmes e papéis fotográficos necessita-se apenas do químico revelador.
4. A cópia de contato é a colocação dos negativos sobre o papel fotográfico sem ampliação.
5. Diferente da impressão, a revelação é um processo fotoquímico, composto por várias etapas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.