Questões de Concurso Público SEFAZ-RJ 2010 para Fiscal de Rendas, Prova 1

Foram encontradas 5 questões

Q41441 Economia
Suponha as seguintes curvas de oferta e demanda por um produto, respectivamente, Imagem 024.jpg onde a, b, c, d > 0 são os parâmetros destas curvas. A respeito do equilíbrio antes e depois da introdução de um imposto sobre quantidades, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q41442 Economia
A respeito do imposto de renda da pessoa física (IRPF), considere as afirmativas a seguir.

I. Se a elasticidade do IRPF face às mudanças de preços é 1,5, um contribuinte, com aumento de sua renda nominal de 30% em relação ao ano anterior, sofrerá um aumento da carga tributária, em termos reais, de menos de 10%.
II. Em contextos inflacionários, o IRPF jamais deve ser usado como instrumento antiinflacionário.
III. Se o IRPF for tal que uma proporção b da renda deve ser paga a partir de 15 mil reais de renda nominal anual, então este imposto não pode ser considerado progressivo para todos os níveis de renda.

Assinale:
Alternativas
Q41444 Economia
Assinale que completa corretamente o trecho a seguir:

Numa sociedade que valoriza equidade e eficiência, a redução proporcional da demanda agregada por um bem, induzido pela tributação, deve ser menor quanto mais o bem é consumido por indivíduos cuja _____:
Alternativas
Q41445 Economia
A respeito da distribuição das competências tributárias entre os vários níveis de governo de uma federação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q41448 Economia
Com relação às cotas de importação, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma restrição direta sobre a quantidade de algum bem que pode ser importado.
II. Ela sempre eleva o preço doméstico do bem importado.
III. Sua utilização em lugar de tarifas de importação, transfere renda do governo para os que recebem as licenças de importação.

Assinale:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: E
5: E