Questões de Concurso Público Câmara de Salvador - BA 2018 para Especialista - Arquiteto

Foram encontradas 4 questões

Q881705 Arquitetura

Você está realizando o projeto de uma fossa séptica, de câmara única, de um pequeno prédio residencial com 12 apartamentos. Estima-se que o número médio de moradores por apartamento é 4. Sabe-se que, para o imóvel em questão, adota-se o valor de 200 L/dia de contribuição unitária de esgotos e 1 L/dia para lodo fresco.


Imagem associada para resolução da questão


Em função dos dados fornecidos e da Tabela do Período de detenção mostrada acima, o volume, em litros, da fossa séptica é:

Alternativas
Q881706 Arquitetura
Quanto à gestão de resíduos sólidos, nos termos da Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, é correto afirmar que:
Alternativas
Q881707 Arquitetura

O escoamento em redes de esgoto sanitário preferencialmente deve ser orientado no sentido dos pontos de maiores para os de menores cotas, a fim de que esse escoamento seja realizado por gravidade.


Para as localidades de baixa declividade, o traçado mais adequado, entre os apresentados, é:

Alternativas
Q881708 Arquitetura

O processo de impermeabilização do solo ocasionado pelas construções urbanas (ruas, calçadas, pátios, etc) está relacionado com as enchentes: a água que se infiltraria no solo passa a correr na superfície. Em particular, construções de passeios públicos, praças, estacionamentos, residências, comércios e indústria, além de lixos, entulhos e outros detritos, junto às vias urbanas e rodovias inseridas em ambientes urbanos, somados a potenciais alterações que essas podem causar no caminho natural das águas, resulta em um quadro geral complexo ao se tratar de drenagens urbanas.


Como parte da drenagem, considere a existência de um bueiro sob uma via, dimensionado como canal para o tempo de recorrência de 25 anos e a verificação como orifício para um tempo de recorrência de 50 anos.


A partir da fórmula de Manning, a vazão que o bueiro opera é:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A