Questões de Concurso Público DPE-RJ 2019 para Técnico Superior Especializado - Economia

Foram encontradas 4 questões

Q983521 Economia

Um mercado de concorrência perfeita é composto por N empresas, todas caracterizadas pela função custo C(q) = 2q³ - 2q² + 10,5q.

Se a função demanda agregada do bem é dada por Q = 3000 - 50p, no equilíbrio de longo prazo o número N de empresas nesse mercado é de:

Alternativas
Q983523 Economia

Quanto ao mercado de concorrência imperfeita, analise as afirmativas a seguir.

I. No duopólio de Bertrand com duas firmas com custos marginais constantes e iguais recupera-se o mesmo preço de equilíbrio do mercado de concorrência perfeita.

II. Em um equilíbrio de longo prazo de concorrência monopolística, não haverá ineficiência dado que o preço é igual ao custo médio.

III. Um monopolista que determina o preço pela regra de mark up sempre opera em uma faixa de preço em que a demanda é preço elástica.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Q983524 Economia

Uma firma monopolista maximizadora de lucro escolhe um nível de produção associado a uma elasticidade preço da demanda igual a -3.

Se seu custo total é dado por c(Q) = 10Q, infere-se que o preço escolhido por essa firma monopolista é de:

Alternativas
Q983525 Economia

Considere duas firmas que operam em um mercado de Cournot. A demanda agregada desse mercado é caracterizada por Q = 28 - P, onde Q é a produção total, ou seja, Q = Q1 + Q2, onde Q1 é a produção da firma 1 e Q2 é a produção da firma 2.

As empresas apresentam as seguintes estruturas de custos totais: CT1(Q1) = Q1² +18Q1 e CT2(Q2) = 22Q2 + 1.

A diferença entre o lucro dessas duas empresas é de:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: D