Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Professor de Educação Básica - Artes

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Q1981010 Educação Artística

O ato de mimetizar é inato aos homens desde a mais tenra infância e nisso diferem dos outros animais, porque são os mais miméticos e, por meio da mimesis, adquirem também os primeiros conhecimentos.

ARISTÓTELES. Sobre a arte poética. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 37.


No trecho, Aristóteles apresenta argumentos para pensar o estatuto da mimesis, em perspectiva

Alternativas
Q1981014 Educação Artística

As imagens a seguir são exemplos da arte antiga em contextos culturais e momentos históricos distintos: do Egito à Índia, passando pela Mesopotâmia.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que indica corretamente exemplos de arte suméria. 

Alternativas
Q1981016 Educação Artística

A respeito das perspectivas sobre as artes indígenas, leia o trecho a seguir.


A primeira dificuldade para refletir sobre a arte indígena é a própria definição de seu objeto. É preciso evitar noções associadas ao fenômeno artístico na civilização ocidental, tais como: objeto artístico, artista, colecionador de arte, marchand e assim por diante. Dentro dessa perspectiva, é totalmente inadequado presumir uma atividade artística para as culturas indígenas e, portanto, tentar identificar uma classe de produtos de arte ou buscar especialização na sua manufatura. Por outro lado, remeter, como solução alternativa, todos e quaisquer fenômenos formais relevantes, nessas culturas, a um contexto cerimonial e a conteúdos simbólicos é praticar outra forma de reducionismo que nada pode esclarecer.

Adaptado de MENESES, U. B. “A arte no período pré-colonial”. In ZANINI, W. (Org.). História geral da arte no Brasil, v. 1. SP: Instituto Walther Moreira Salles, 1983, p. 21.


Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre como abordar as artes indígenas.


I. Os objetos das artes indígenas funcionam como artefatos estéticos voltados para contemplação, da mesma forma que as artes ocidentais, motivo pelo qual podem ser classificados em função de sua relevância visual.

II. Toda a produção esteticamente bela dos povos indígenas deve ser valorada apenas do ponto de vista da sua significação cerimonial ou simbólica.

III. Arte é uma categoria do nosso pensamento e da nossa prática social, motivo pelo qual deve-se discutir o que se entende por arte, antes de classificar objetos de outras culturas como artísticos.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1981017 Educação Artística

Observe a Boîte-en-valise de Marcel Duchamp, uma maleta ou caixa de papelão e couro que contém reproduções de suas obras, desde as pinturas iniciais, até uma réplica em miniatura da Fonte. 


Imagem associada para resolução da questão


Na arte contemporânea de Duchamp 

Alternativas
Q1981019 Educação Artística

Em 1991, Anna Mae Barbosa lançou A imagem no Ensino da Arte, livro que divulgou o trabalho por ela desenvolvido no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e cuja ênfase recaia sobre a leitura de imagem. Desde então, a autora aprimorou a sua “proposta triangular” para o ensino de artes.

A respeito da proposta triangular de Ana Mae Barbosa, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A imagem artística se refere tanto a uma produção quanto à sua reprodução, em forma de impressões em livros, fotografias ou em formatos digitais.

( ) O ensino de arte é efetivado pela complementaridade de três ações: produção, leitura e contextualização.

( ) A leitura é compreendida como análise formalista da imagem e identificação de características como estilo, composição e perspectiva.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: A
5: A