Questões de Concurso Público Câmara dos Deputados 2023 para Analista Legislativo - Médico - Área: Auditoria Médica - Tarde

Foram encontradas 6 questões

Q2318759 Medicina
O PET-CT é um exame de diagnóstico por imagem muito importante e que auxilia o oncologista no momento do diagnóstico, do estadiamento e do tratamento. Por meio de substâncias que liberam radiação, o equipamento faz um exame de corpo inteiro do paciente e traz diversas informações essenciais para a tomada de decisão.
Com relação a este assunto, assinale a opção que apresenta a patologia que é de cobertura obrigatória, determinada pela ANS para o PET CT oncológico. 
Alternativas
Q2318762 Medicina
No Brasil, o câncer de estômago é dos mais prevalentes, sendo o terceiro mais frequente entre os homens e o quinto entre as mulheres. Em ambos os gêneros, a incidência aumenta a partir de 35-40 anos em intensidades diferentes.
A incidência desse tipo de tumor vem diminuindo, mas a taxa de mortalidade permanece alta. O estadiamento clínico é definidor do tratamento indicado aos pacientes.
Sobre o estadiamento do adenocarcinoma gástrico, avalie as opções a seguir.
I. EC IIA – T2 N0 M0.
II. EC IB – T1 N1 M0.
III. 0EC IV – T1 N0 M1.
IV. EC IIIA – T3 N2 M0.
V. EC IIIC – T3 N2 M1.
Estão corretas apenas
Alternativas
Q2318796 Medicina
O Carcinoma Diferenciado da Tireoide (CDT) é a neoplasia maligna endócrina de maior prevalência no mundo. Entende-se como CDT, o tumor maligno da tireoide de origem epitelial.
O tipo histológico mais comum desta categoria é o
Alternativas
Q2318802 Medicina
O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente.
Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.
À luz dos Protocolos e diretrizes terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde sobre o Câncer de cólon e reto, analise as afirmativas a seguir.
I. A indicação para realização de PET-CT deve ser feita para detecção de metástase de câncer colorretal, exclusivamente hepática e potencialmente ressecável.
II. O tratamento padrão para o câncer do reto é a ressecção cirúrgica do tumor primário. Excetuando-se lesões T1, passíveis de excisão local em casos selecionados, a cirurgia requer a excisão total do mesorreto.
III. A quimioterapia adjuvante está indicada para doentes com câncer colorretal no estágio III e, excepcionalmente, nos estágios I e II.
IV. A quimioterapia prévia (pré-operatória) está indicada para doentes com câncer de reto no estágio II ou III, associada à radioterapia.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2318807 Medicina
O câncer da próstata mais comum é o adenocarcinoma. Os sintomas geralmente estão ausentes até o crescimento do tumor causar hematúria e/ou obstrução com dor. O diagnóstico é sugerido pelo toque retal e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA), sendo confirmado pela biópsia transretal com ultrassom.
Assinale a opção que indica os principais fatores de risco para o câncer de próstata.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: E