Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes
Foram encontradas 3 questões
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes |
Q2048611
Educação Artística
“A presença de Museus Virtuais na grande rede mundial
possibilita ao usuário, para além do caráter de um mero
observador, a oportunidade de acesso a registros textuais, linhas
do tempo, links para outros sites, participação em listas de
discussão, envio de mensagens eletrônicas, consulta a banco de
dados, atualidades, eventos relacionados ao museu, bem como a
de simplesmente navegar.”
Adaptado de PORTELLA, A. “Aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto
Portinari”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da
Arte. São Paulo: Cortez, 2012.
A experiência dos Museus Virtuais exemplifica uma série de características que mostram a aplicabilidade dos ambientes virtuais ao ensino de arte.
As afirmativas a seguir identificam corretamente estas características, à exceção de uma. Assinale-a.
A experiência dos Museus Virtuais exemplifica uma série de características que mostram a aplicabilidade dos ambientes virtuais ao ensino de arte.
As afirmativas a seguir identificam corretamente estas características, à exceção de uma. Assinale-a.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes |
Q2048614
Educação Artística
“A Internet aponta possibilidades tecnológicas novas para a
produção e circulação da Arte e do ensino da Arte, assentadas em
sua capacidade de compactar, como um envelope, os dados
digitais para a comunicação à distância: na justaposição e
integração de ‘pedaços’ de trabalhos de outros meios como
desenhos, filmes, pintura, texto, som, fotografia; na comunicação
simultânea, global e em tempo real e à distância; na
descentralização radical da informação e da interatividade.
Assim, o espaço da Internet aponta, para o ensino da Arte
contemporânea, os projetos colaborativos e os trabalhos ‘in
progress’ mediados pela máquina.”
Adaptado de CALLEGARO, T. “Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2012.
A respeito das mudanças de produção e circulação da arte e de seu ensino propiciadas pela Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Internet possibilita um retorno à ideia da arte centrada na expressão individual de dados subjetivos.
( ) No ambiente online, a dinâmica de circulação e o processo prevalecem sobre a produção e o produto.
( ) O ciberespaço é uma alternativa mais aberta do que os espaços tradicionais de criação e divulgação de arte.
As afirmativas são, respectivamente,
Adaptado de CALLEGARO, T. “Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2012.
A respeito das mudanças de produção e circulação da arte e de seu ensino propiciadas pela Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Internet possibilita um retorno à ideia da arte centrada na expressão individual de dados subjetivos.
( ) No ambiente online, a dinâmica de circulação e o processo prevalecem sobre a produção e o produto.
( ) O ciberespaço é uma alternativa mais aberta do que os espaços tradicionais de criação e divulgação de arte.
As afirmativas são, respectivamente,
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes |
Q2048616
Educação Artística
“A câmera digital, geralmente, tem uma definição bastante
diferente da câmera fotográfica tradicional, mas proporciona ao
aluno trabalhar essa ‘indefinição’ como elemento artístico tão
consistente quanto a ‘definição’ da câmera tradicional. O scanner
pode transferir para o computador tanto uma imagem já
impressa quanto a imagem de objetos sobre ele depositados.
A imagem reproduzida por fotocópia (xerox) pode direcionar para
um trabalho em que o foco desejado seja o forte contraste, por
exemplo. O vídeo coloca a imagem em movimento, podendo esse
movimento tanto ser produzido pelo próprio objeto da imagem
quanto pela sequência de tomadas de imagens estáticas.
O computador abre as portas para um sem-número de capturas
de imagens e informações via Internet.”
Adaptado de PIMENTEL, Lucia Gouvêa. “Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2012.
O trecho acima discorre sobre as potencialidades dos recursos tecnológicos para o ensino de arte, no que diz respeito à visualidade.
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente o que é afirmado no trecho.
Adaptado de PIMENTEL, Lucia Gouvêa. “Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2012.
O trecho acima discorre sobre as potencialidades dos recursos tecnológicos para o ensino de arte, no que diz respeito à visualidade.
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente o que é afirmado no trecho.