Questões de Concurso Público SMED de Belo Horizonte - MG 2023 para Professor Municipal - Artes

Foram encontradas 6 questões

Q2337445 Educação Artística

Em sala de aula, o docente de arte fornece duas imagens para análise:   



Imagem associada para resolução da questão



Considerando uma abordagem intertextual das obras, analise as afirmativas a seguir.


I. A composição de Mantegna serviu como modelo para a representação de mortes violentas, sobretudo os pés de Jesus em primeiro plano que mostram, de maneira evidente, as chagas devido à crucificação.


II. A adoção da vista frontal, mas de um ponto de visão mais alto em relação ao corpo estendido, permite diminuir as dimensões dos pés que estão em primeiro plano e manter o forte naturalismo da cena.


III. Na foto de Alborta, o enquadramento do cadáver disposto sobre uma mesa de mármore remete ao corpo de Cristo de Mantegna, conferindo ao espaço um sentido de santuário.



Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2337455 Educação Artística

Para Cecilia Cavalieri França, afirmar que a música é “expressão humana” implica que ela seja essencialmente constituinte da natureza dos homens; que ela ganhe forma e sonoridades específicas em cada contexto; e que ela seja multidimensional e inerente às incontáveis formas de ser e estar no mundo e de conhecê-lo.



Sobre os desdobramentos da concepção da música como expressão humana, analise as afirmativas a seguir.


I. Um dos desdobramentos é a redução dos elementos constitutivos da música aos parâmetros do som, tal como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, entre outros.


II. Um dos desdobramentos é a necessidade de os alunos se expressarem dentro da própria tradição musical e a disponibilidade de conhecer as demais: o conhecimento de si e o reconhecimento do outro, reciprocamente.


III. Um dos desdobramentos é o esforço de abordar uma grande variedade de gêneros e expressões musicais, para capacitar os alunos quanto à condição de respeitar e de fruir músicas diversas da sua.



Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2337458 Educação Artística

O significado de dançar na atualidade, mesmo que se priorize a repetição de padrões, pode ser relacionado com a expressão humana e precisa ser construído por experiências que permitam a liberdade de criação por parte de quem dança. Assim, é possível dizer que dançar é tornar-se presença em momento e movimento, refletindo imagens e criando formas. O corpo que dança é o próprio e seu tempo-espaço só pode ser o presente. 


Adaptado de BARRETO, Débora. Dança... Ensino, Sentidos e Possibilidades na Escola. UNICAMP - São Paulo, 1998, p.175.



Com base no trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente um aspecto do papel da dança no contexto educacional. 

Alternativas
Q2337459 Educação Artística
Para refletir sobre a relação entre arte, cultura e patrimônio, um docente de arte propõe uma investigação sobre o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão, e abre a aula com a narrativa dos enredos mais comuns encenados nessas festividades, a história do casal de escravos Mãe Catarina e Pai Francisco. A pedido da companheira, o escravo mata o boi preferido de um fazendeiro. Depois de uma série de episódios, um pajé consegue ressuscitar o boi.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente reflexões pertinentes dos alunos sobre a relação entre arte, cultura e patrimônio, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q2337460 Educação Artística

Respondendo às críticas sobre o suposto status subalterno dos games em relação às demais artes visuais, o roteirista e escritor Nic Kelman, em “Yes, But is it a Game?” (2006), apresenta um manifesto que reivindica uma nova categoria estética que abarque o desenvolvimento e a apreciação de jogos eletrônicos, para além da mecânica consumista do entretenimento. Para os defensores da Game Art, seus projetos fundamentam-se em três grandes questões: a subversão crítica dos usos, sentidos e objetivos de games conhecidos; o ato de jogar (play) e a interatividade composta por várias etapas (fases).


Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/



Com base no texto, a respeito das características da Game Art, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 



(   ) As imagens criadas a partir das novas tecnologias substituem linguagens como a pintura, a escultura e a gravura, por apresentarem maior expressividade e interatividade.


(   ) As tecnologias utilizadas nessa linguagem artística não foram projetadas para fins artísticos e criativos, por isso sua finalidade não é a expressão estética, mas o entretenimento individual. 


(   ) A linguagem dos jogos eletrônicos permite ao artista desenvolver uma poética interativa e de compartilhamento de espaços virtuais, marcada pela reflexão onde o lúdico simula situações ou testa a ruptura e a desconstrução de modelos.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,  

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: B